
AÉREAS PODEM SE NEGAR A EMBARCAR ANIMAIS DE SUPORTE EMOCIONAL, DIZ STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as empresas aéreas não são obrigadas a transportar na cabine do avião animais de suporte emocional em voos nacionais e internacionais.
O caso foi decidido durante julgamento realizado nesta quarta-feira (14) pela Quarta Turma do STJ. Os detalhes do caso não foram divulgados porque o processo está em segredo de Justiça.
Animais de apoio emocional são aqueles que auxiliam pessoas com deficiência ou transtornos mentais. Conforme a decisão, diante da falta de lei específica, as companhias aéreas podem recusar o embarque de pets que não estejam nos padrões especificados pelas próprias empresas, como peso e altura.
Durante o julgamento, a ministra Maria Isabel Galotti, relatora do caso, disse que não é possível comparar o transporte de cães de suporte emocional e de cães-guia.
Para a ministra, a admissão de embarque de animais fora dos padrões estabelecidos pelas companhias coloca em risco a segurança dos voos e dos demais passageiros.
“Não há como comparar cães de suporte emocional, que não são regulamentados no Brasil, a cães-guia, os quais passam por longo e rigoroso treinamento, conseguem controlar suas necessidades fisiológicas, tem identificação própria, afim de dar suporte a pessoas com deficiência visual nos termos da lei”, afirmou.
O voto foi acompanhado por unanimidade.
(Da redação. Fonte: Agência Brasil – © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
CÃO “TOKINHO” SERÁ INDENIZADO PELO EX-TUTOR POR MAUS-TRATOS
30 de abril de 2025JAGUATIRICA APREENDIDA NO PARÁ CHEGA AO IBAMA PARA REABILITAÇÃO
23 de abril de 2025RG PARA ANIMAIS E GATOS: SAIBA COMO FUNCIONA O SINPATINHAS
22 de abril de 2025
More News
-
MICOS LEÕES E ARARAS SÃO APREENDIDOS COM TRAFICANTES
28 de fevereiro de 2024 -
SISU 2024 ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS; ESTA É A ÚNICA EDIÇÃO DO ANO
22 de janeiro de 2024 -
“FORÇA BRUTA” terá edição em Cotia neste domingo
11 de fevereiro de 2022