Decisão de oferecer serviço cabe às operadoras; autorização de licenciamento e ativações de estações de tecnologia5G foi para 78 municípios médios, localizados próximos a capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes que já dispõem da tecnologia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização de licenciamento e ativações de estações de tecnologia 5G, na faixa de 3,5 GHz, para 78 municípios localizados próximos a capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes que já dispõem da tecnologia.
Entre os municípios autorizados, está Cotia.
A decisão tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) e passa a valer a partir desta quarta-feira (25).
Segundo a Anatel, a medida abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, além de já ter começado também o agendamento para instalação de kits receptores à população de baixa renda, entre outras medidas de desocupação da faixa que será usada para o novo serviço.
A oferta do serviço é facultativa às operadoras de telecomunicações detentoras de outorgas e elas é que devem solicitar a ativação para a Anatel. Isso se dá porque a obrigação de estabelecer a tecnologia 5G nessas localidades ainda termina em 2025.
A Anatel adverte que quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Os 78 municípios contemplados com a possibilidade de antecipar o 5G estão localizados nos estados de São Paulo, de Minas Gerais, de Santa Catarina, do Pará, do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e da Bahia.
Na região, além de Cotia, também foram autorizados os municípios de Alumínio, Araçoiaba Da Serra, Barueri, Carapicuíba, Embu Das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica Da Serra, Itapevi, Jandira, Mairinque, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
(Fonte: Anatel. Foto: Ag. Brasil)
WHATSAPP TERÁ INDEPENDÊNCIA DA AGENDA TELEFÔNICA
29 de outubro de 2024CLONAGEM DO WHATSAPP É UM DOS GOLPES MAIS APLICADOS CONTRA IDOSOS
10 de outubro de 2024IOS 18 PARA IPHONE ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD
20 de setembro de 2024
More News
-
PISO DA ENFERMAGEM: PROJETO DO SENADO BUSCA SOLUÇÃO
21 de setembro de 2022 -
SAÚDE DE COTIA REALIZA TESTAGEM DE HIV E SÍFILIS E DISTRIBUI PRESERVATIVOS
5 de junho de 2024 -
CARTÓRIOS LANÇAM O “AVISE-ME” PARA AVISAR INADIMPLENTES
31 de janeiro de 2023