ANVISA PUBLICA ALERTA SOBRE PRODUTOS PARA TRANÇAR CABELOS

Entre os relatos de casos notificados à ANVISA está cegueira temporária, efeito indesejável grave, causados por produtos para trançar e modelar cabelos
AAnvisa publicou no dia 13 deste mês alerta sobre ocorrência de cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis, que podem ter sido ocasionados por produtos comercializados no país para trançar e modelar cabelos.
A ANVISA alerta também para as recomendações que os usuários devem observar, para uso seguro dos cosméticos.
Além da perda temporária da visão, foram relatados casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias.
Registro de efeitos indesejáveis
É de fundamental importância que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar e modelar os cabelos e de outros produtos cosméticos seja registrada. Há links específicos para registro por parte de cidadãos e profissionais que manejam produtos cosméticos e empresas e profissionais de saúde.
Efeito indesejável grave
Um efeito indesejável grave é uma reação adversa inesperada e prejudicial à saúde humana, que leva à incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congênitas, risco imediato à vida ou morte.
Apesar de lançar o alerta, a ANVISA não informa quais foram os produtos que ocasionaram as lesões noticiadas, tratando-se de alerta de caráter geral.
(Leia sobre em Anvisa publica alerta sobre produtos para trançar cabelos — Português (Brasil) (www.gov.br)
CAPS AD ESTARÁ EM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DE SEGUNDA, 12 DE MAIO
11 de maio de 2025LEI AUTORIZA SUS A FAZER CIRURGIA REPARADORA DE LÁBIO LEPORINO
8 de maio de 2025
More News
-
REUNIÃO DA FUNASA PARA DISCUSSÃO DE SANEAMENTO FOI EM COTIA
23 de fevereiro de 2022 -
Proteção de dados pessoais agora é direito fundamental
11 de fevereiro de 2022 -
PREFEITURA EMITE NOTA DE PESAR POR FALECIMENTO DE ESCOLAR
26 de outubro de 2022