APÓS ANOS DE EXPLORAÇÃO E MAUS TRATOS, CHIMPANZÉ CHEGA A SANTUÁRIO EM SOROCABA

Explorado por circo e sobrevivente de tiroteio, quando seus companheiros foram baleados e mortos após fugirem de uma área de zoológico na Colombia, Yoko, de 38 anos, foi removido para o Santuário de Grandes Primatas, em Sorocaba, onde não há visitação e os espaços são adequados ao seu bem-estar
Após uma vida marcada pelo tráfico de animais, o chimpanzé (Pan troglodytes) Yoko está seguro. Ele foi acolhido pelo Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, do Projeto GAP, onde poderá conviver com outros 42 chimpanzés.
Embora não seja uma espécie nativa do Brasil, Yoko não tem mais condições de voltar à natureza. Agora, terá a chance de viver com mais liberdade e dignidade, cercado de cuidados e da companhia de outros primatas.
O Ibama acompanhou sua chegada ao país para garantir que tudo fosse feito dentro das normas ambientais. A viagem demorou dois dias, depois de passar seis anos no Bioparque Ukumari, na Colômbia.
Em 2023, seus companheiros fugiram de uma área de um zoológico colombiano – e foram baleados e mortos, reacendendo a discussão sobre a exposição de chimpanzés nesses espaços e a necessidade de realocação de animais silvestres em santuários, sem visitação e com espaço suficiente.
A Colômbia é agora um país sem grandes primatas em jaulas. Já Yoko, depois de uma quarentena em um recinto com 5 mil metros quadrados preparado especialmente para ele, será integrado ao espaço, “após avaliação da melhor estratégia para sua integração e quais seriam os melhores grupos e/ou companheiros com quem teria boa chance de interagir e conviver”, segundo GAP.
ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DE TRAFICANTES…
Capturado ainda filhote, Yoko foi traficado para a Colômbia, vivendo com traficantes, explorado, forçado a hábitos contra sua natureza e vivendo acorrentado. Mas o calvário não parou aí: adulto, foi entregue a um circo na Venezuela e continuou sendo explorado até ser resgatado em 2000, chegando ao Bioparque Ukumari em 2000.
Agora, viverá no Santuário de Grandes Primatas em Sorocaba, o maior do gênero em toda a América Latina e fundado em 2000, abrigando atualmente 250 animais – 42 chimpanzés e outros pequenos primatas e aves.
Assista a VIDEO com Yoko, clicando em Ibama | Após uma vida marcada pelo tráfico de animais, o chimpanzé (Pan troglodytes) Yoko está seguro. Ele foi acolhido pelo Santuário de Grandes… | Instagram
(Da redação. Fonte, vídeo e imagens: ProjetoGAP e Iabama)
(foto: divulgação)
TJ/SP MANTÉM CONDENAÇÃO POR VENDA ILEGAL E MAUS-TRATOS DE ANIMAIS SILVESTRES
11 de abril de 2025CONSELHO DO MEIO AMBIENTE FARÁ REUNIÃO SOBRE GRUPOS DE TRABALHO
4 de abril de 2025
More News
-
DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA TEM MAIOR QUEDA EM 9 ANOS
25 de janeiro de 2024 -
PASSAGEIROS AUTISTAS TERÃO SALAS ESPECIAIS EM AEROPORTOS
6 de novembro de 2024 -
UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO DA ENEL ESTARÁ EM COTIA NA SEXTA-FEIRA (30)
28 de setembro de 2022