APRENDIZADO COM DIVERSÃO: “MENTALIDADES MATEMÁTICAS” MOSTROU QUE É POSSÍVEL
Feira Mentalidades Matemáticas – Mostradas Escolas 2023 reuniu alunos e professores de 10 escolas municipais de Cotia e mostrou que é possível aprender matemática de maneira leve, descontraída e com diversão
Alunos e professores de dez escolas municipais de Cotia participaram da feira ‘Mentalidades Matemáticas – Mostra das Escolas 2023’.
O evento aconteceu no térreo do Centro Administrativo de Cotia (CAC), na segunda-feira, 9/10, e contou com jogos educativos que desenvolvem o raciocínio, a atenção e a rapidez a partir da diversão, mostrando que é possível aprender matemática de maneira leve, descontraída e, o mais legal, se divertindo.
Quem passou por lá pôde conferir trilhas interativas construídas por meio de artefatos digitais, jogos de tabuleiro, desafios lógicos, entre outras atividades de matemática. A E.M Francisco Ferreira apresentou projetos de incentivo à educação financeira, já a E.M Cândido Pinto incentivou o raciocínio matemático por meio de jogos com dados.
A professora Jaqueline, do CE Odária Mendonça da Fonseca, explicou que os alunos trabalharam jogos e desafios de padrões e ilusão de ótica. Além da criação de dois QRcodes, um que permite acessar os vídeos que explicam cada atividade proposta, e o outro, que direciona ao Padlet (página onde os alunos desenvolvem e executam atividades, tiram fotos e podem compartilhar).
A aluna Maria Clara, da E.M Samuel da Silva Filho, e mais duas amigas, apresentaram um jogo que estimula os alunos a fazerem contas de forma rápida e divertida, além de ajudar na socialização e interação dos jovens, já que precisa de quatro jogadores no tabuleiro.
A professora Maria Aparecida, da E.M Edith dos Santos Silva, falou sobre as diversas atividades que ajudam seus alunos, do Jardim ao 5° ano, a compreenderem a importância e a relação da matemática com o meio ambiente.
Na exposição havia jogos de competição que, também, fazem parte de um projeto integrado da escola, o lixo zero – atividades de compostagem e reciclagem que incentivam as crianças a consciência ecológica.
E a E.M Paulo Zigg, também juntou os desafios matemáticos com o meio ambiente.
Foto: Juliano Barbosa