Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos divulgam programação de férias
Espaços oferecem atividades gratuitas para todas as idades; horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
A Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2360– São Paulo / SP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205– São Paulo / SP) divulgaram suas opções de entretenimento para as férias de verão, como oficinas, clubes de leituras, atividades culturais, contação de histórias, jogos e brincadeiras.
Além do acervo para empréstimo, jogos digitais e de tabuleiros e espaços para ler ou relaxar. As duas bibliotecas ainda oferecem mensalmente clubes de leitura, aulas de xadrez e oficinas de smartphone para o público com mais de 60 anos.
Para os pequenos há duas programações especiais em janeiro, começando pela Oficina de Brinquedos da Natureza. A partir da produção de peças manuais, a atividade propõe uma reflexão sobre como o brinquedo pode ganhar outros sentidos e possibilidades quando é criado fora das cadeias de consumo, por meio de uma experiência sensível e afetiva.
A partir de 3 anos.
Com a Cia. Bambuzal de Histórias.
Dias 20 e 27 de janeiro, das 14h às 15h30, na Biblioteca de São Paulo.
Dias 14 e 28 de janeiro, das 14h às 15h30, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
A outra atividade é o ‘Espetáculo Expedição Atlântico’, um teatro de animação produzido pela Cia. Truks. Na peça dois catadores de lixo reconstroem, a partir de sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico repleto de diversão e sonhos. A apresentação aborda não apenas a questão do lixo, como também combate a marginalização do ser humano de forma leve e com pitadas de humor e poesia.
Dia 13 de janeiro, das 16h às 17h, na Biblioteca de São Paulo e
Dia 21 de janeiro, das 16h às 17h, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
As crianças ainda podem ser divertir com a programação permanente das bibliotecas, como o Pintando o Sete, às quartas-feiras, das 15h às 16h; e o Brincando e Aprendendo, às quintas-feiras, das 15h às 16h.
Quem gosta de uma boa contação de histórias não pode perder os encontros do Lê no Ninho, aos sábados e domingos, das 11h às 11h45; e a Hora do Conto, às sextas-feiras, das 15 às 15h30; e aos sábados,domingos e feriados, sempre com grupos convidados, das 16h às 16h45.
OFICINAS
Em janeiro, a Biblioteca de São Paulo realiza três oficinas para o público jovem e adulto. Na Oficina Mangá: personagens e universos, os participantes vão aprender a usar os dois elementos mais importantes de um animê, entender sua função e criar protagonistas e universos que sirvam para a elaboração do seu próprio mangá. Com Raoni Marqs, autor de mangás maneiros, quadrinhos sinistros, vídeos descolados e livros engraçadinhos. Dias 20 e 21 de janeiro, das 10h às 13h.
A partir de 12 anos. Inscrições pelo link: http://bsp.org.br/inscricao.
Na Oficina Autocuidado: cosméticos naturais para relaxar e dormir bem serão apresentadas técnicas de relaxamento para melhorar o sono com o uso de produtos fitoterápicos. Durante a aula presencial serão produzidos um escalda-pés e um óleo de automassagem para serem levados para casa por cada participante. Com a aromaterapeuta Suzana Borges.
Dia 17 de janeiro, das 14h às 16h.
A partir de 16 anos.
Vagas preenchidas por ordem de chegada.
O projeto Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria com a Unifesp, oferece a Oficina O Sertão Múltiplo. Em diálogo com obras escritas em períodos distintos, os inscritos irão refletir sobre o modo como o sertão vem sendo uma fonte inesgotável de temas, personagens e enredos para a poesia narrativa e lírica.
Durante as aulas, os participantes são convidados a elaborar textos criativos a partir da reescrita dos conteúdos lidos e da reflexão acerca das relações tensas e densas entre o sertão e o espaço urbano. Com os professores Susana Souto e Joel Vieira da Silva Filho. Dias 19, 23, 26 e 30 de janeiro, das 9h30 e 12h30.
Inscrições pelo link: http://bsp.org.br/inscricao.
Na Biblioteca Parque Villa-Lobos acontece a Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos ministrada pelo escritor e roteirista Rafael Calça.
A criação de roteiros para quadrinhos está se tornando gradativamente uma habilidade desejada tanto para a publicação quanto para a realização de trabalhos audiovisuais. Nos encontros realizados nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 17h, será possível aprender as estruturas e formatos de contação de histórias gráficas e conhecer as ferramentas básicas para começar o próprio roteiro.
A partir de 16 anos. Inscrições pelo link: http://bvl.org.br/inscricao.
(Fonte Publishnews. Foto: Ricardo Matsukawa)
© Ricardo Matsukawa