Através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), durante todo o mês, o Governo Federal vai intensificar o monitoramento de sites de comércio eletrônico, redes sociais e estabelecimentos físicos para detectar irregularidades
A Black Friday promete movimentar a economia do País em novembro e despertar o interesse de muitos consumidores. Porém, o evento comercial que traz promoções em vários segmentos também é motivo de preocupações quanto à segurança e à veracidade dos descontos oferecidos.
Diante disso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anuncia uma série de dicas para proteger o consumidor contra fraudes e práticas abusivas. O secretário da pasta, Wadih Damous, destaca que momentos de maior volume de compras é uma oportunidade para fortalecer os conceitos de consumo consciente.
Originalmente, a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, mas alguns segmentos estendem as ofertas para o mês inteiro. “Essa é uma época em que as armadilhas se multiplicam. Vamos reforçar a nossa atuação para identificar práticas enganosas, como o aumento artificial de preços antes do período promocional”, alerta. É preciso garantir, segundo ele, que o consumidor tenha a segurança de que aquilo que é prometido nas propagandas seja efetivamente cumprido.
A Senacon, com apoio dos Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) em todo o País, vai intensificar o monitoramento de sites de comércio eletrônico, redes sociais e estabelecimentos físicos para detectar irregularidades. Segundo Damous, outro foco de atenção será a transparência nas políticas de devolução e de reembolso, uma questão que provoca muitas reclamações nesta época do ano. “O consumidor deve estar bem-informado e não hesitar em denunciar qualquer prática abusiva”, acrescenta o secretário.
Entre as recomendações da Senacon, está a importância de o consumidor fazer pesquisas de preço antecipadamente e desconfiar de descontos extremamente agressivos que fogem dos padrões de mercado.
Dicas da Senacon para compras mais seguras na Black Friday:
- Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores.
- Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais.
- Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
- Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação.
- Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.
(Da redação. Fonte e imagem, Ministério da Justiça)
CIDADES DEVEM SE PREPARAR PARA MUDANÇA CLIMÁTICA E RÁPIDA URBANIZAÇÃO, DIZ ONU
6 de novembro de 2024STJ: FGTS NÃO PODE SER PENHORADO PARA PAGAMENTO DE HONORÁRIOS
29 de outubro de 2024AUXÍLIO-DOENÇA PODE SER SOLICITADO EM 2,6 MIL AGÊNCIAS DOS CORREIOS
25 de outubro de 2024
More News
-
PROJETO LUDOTECA JÁ IMPACTOU A VIDA DE MAIS DE 20 MIL VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
1 de dezembro de 2022 -
PREFEITURA E PAULUS SOCIAL PROMOVEM CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS
16 de agosto de 2023 -
FEIRA DE FRANQUIAS EM OSASCO APRESENTA NEGÓCIOS A PARTIR DE R$ 3 MIL
28 de abril de 2023