BRASILEIROS TERÃO ISENÇÃO DE VISTO PARA TURISMO AO JAPÃO
Medida, que entrará em vigor em 30 de setembro, é ação de reciprocidade e o governo brasileiro também concederá concessão aos japoneses que visitarem o país; visto para o Japão valerá por 90 dias. Mas o Itamaraty voltará a exigir visto de cidadãos de Austrália, Canadá e EUA
Brasileiros terão isenção de visto para viagens a turismo ao Japão a partir de 30 de setembro. A informação foi divulgada pelo Itamaraty, o Ministério de Relações Exteriores. A isenção do visto será por até 90 dias. Ao mesmo tempo, o Brasil também concederá isenção de visto aos japoneses em visita ao Brasil.
Segundo nota do MRE, a isenção terá validade inicial de três anos, e passa a vigorar a partir de 30 de setembro de 2023.
Com o acordo, os turistas brasileiros poderão visitar o Japão sem precisar apresentar visto e os japoneses terão o mesmo direito ao vir ao Brasil. A medida terá validade inicial de três anos, contando a partir do dia em que entra em vigor. Nas redes sociais, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, comemorou a decisão e ressaltou que é a primeira vez na história pós-guerra que uma isenção bilateral é firmada entre as duas nações.
ENTENDA O ASSUNTO: A NOTA DO ITAMARATY, NA ÍNTEGRA
Os governos do Brasil e do Japão chegaram a um entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.
O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.
A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.