CALORÃO SEGUIRÁ FIRME NESTA SEMANA, INFORMA C.G.E. PREVINA-SE

0
192

O C.G.E. – Centro de Gerenciamento de Emergências prevê temperaturas altas nos próximos dias. Hidratação e outros cuidados são essenciais para a saúde.

De acordo com a CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de S. Paulo, a média da temperatura máxima ontem, domingo, 12 de novembro, alcançou os 36,9º. C, superando os 36,5º. C registrados em 24 de setembro passado.

O dia  12/11/2023 foi o dia mais quente de novembro de todo o histórico do CGE, que possui dados desde 2004. Até então o dia mais quente para um mês de novembro era 4/11/2019 com a temperatura máxima média de 35,3°C.

Já a maior temperatura máxima absoluta, aquela que é medida em apenas um ponto, também foi recorde ontem, com 38,5°C registrados na Subprefeitura de Vila Mariana, na zona sudeste, por volta das 16hs. Até então, a máxima absoluta mais alta era de 36,9°C registrada nos dias 11/11/2016 no Butantã, na zona oeste, e no dia 04/11/2019 na Vila Mariana, zona sudeste.

A cidade permanece em estado de atenção para Altas Temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal, desde o dia 08/11/2023 às 09h50 da manhã.

Tendência para os próximos dias:

A semana começa sem mudanças. O sol brilha forte e o calor será intenso com máximas que superam os 35°C no período da tarde. Por conta disso, e dos baixos índices de umidade mantenha os cuidados redobrados com a sua saúde, como hidratação frequente e sempre que possível permaneça em local protegido do sol.

A segunda-feira (13) terá sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas. Mínima de 23°C na madrugada, máxima de 37°C à tarde, e umidade do ar mínima de 20%.

Fique alerta e siga estas recomendações da CGE e Defesa Civil do Estado:

  • Preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente;
  • Procure não passar muitas horas sem se alimentar, mesmo se sentir menos fome, mantendo uma alimentação saudável com frutas, verduras e alimentos leves.
  • Hidrate-se!
  • Não substitua água por bebidas alcoólicas;
  • Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia;
  • Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
  • Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h;
  • Evite a exposição excessiva ao sol, pois pode causar mal-estar e insolação.

(Da redação, com informações da C.G.E. e Defesa Civil. Imagem Defesa Civil  SP)