CÂMARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADANIA A MARLI DA COOPERNOVA
Líder comunitária, presidente de bairro por vários anos, Marli fundou a Coopernova a partir de um projeto caseiro de reciclagem para ajudar os moradores carentes. Hoje, a cooperativa, que não tem fins lucrativos, tem 50 cooperados e dá grande contribuição à causa ambiental
Em sessão de ontem, 13 de junho, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 22/2023, de autoria dos vereadores Sergio Folha e Serginho, concedendo o título de Cidadã Cotiana a Marli Monteiro Andrade dos Santos, conhecida como “Marli da Cooperativa”, graças ao trabalho que faz de coleta de materiais recicláveis do município.
Nascida em Iaçu, BA, Marli passou a morar em Cotia em 1978, tornando-se presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Jardim Nova Cotia em 1996, sendo reeleita várias vezes, exercendo mandato até 2006.
E foi durante suas gestões que, a partir de 1999, passou a buscar fontes de renda para as famílias carentes do bairro, criando um projeto de coleta de materiais recicláveis, que passou a dar sustento para várias famílias.
O projeto evoluiu e em 2008, foi criada a Coopernova Cotia Recicla, legalizando o trabalho de reciclagem caseiro que efetuava, legalizando também a situação dos que trabalhavam na coleta, separação, embalagem e carregamento dos resíduos.
Seu trabalho foi reconhecido, sendo constantes as palestras sobre o sistema de coleta em entidades as mais diversas. Hoje, a Coopernova é referência em reciclagem na região, operando com caminhões próprios e com caminhões cedidos pela Prefeitura de Cotia, sendo a principal operadora de reciclagem no município.
A cooperativa tem cerca de 50 associados, isto é, famílias que vivem dessa renda exclusivamente.
O trabalho socioambiental exercido pela cooperativa é fundamental para o meio ambiente no município, mas ainda é pouco, segundo Marli. Cotia tem 290.000 habitantes e coleta 240 toneladas de recicláveis por mês, mas, afirma, a consciência ambiental tem que ser aumentada, porque muito material reciclável ainda vai para o lixo comum, entupindo aterros e contribuindo para a poluição.
A Prefeitura de Cotia expandiu os pontos de coleta de lixo eletrônico nesta semana, evitando o descarte desse tipo de material na natureza.
O título de cidadania foi aprovado por 10 votos, de 15 possíveis. Votaram pela concessão do título os vereadores Sergio Folha, Serginho Luiz, Paulinho Lenha, Marcinho Prates, Felipe Variedades, Peka Santos, Johnny Santos, Professor Osmar, Iran Soares e Edson Silva.