CÂMARA DE COTIA CRIA COMISSÃO PARA MELHORAR SEGURANÇA ESCOLAR
Vereadores aprovaram por unanimidade proposta do vereador Sergio Folha e criam comissão para análise, estudos e apontar medidas para aumentar a segurança dos alunos de Cotia
A Câmara de Vereadores de Cotia aprovou hoje, por unanimidade, projeto apresentado pelo vereador Sergio Folha e criou a Comissão Temporária de Assunto Relevante, “para análise, estudos e formulação de propostas visando proteger a população escolar do município, diante dos fatos recentes de ataques a estabelecimentos escolares que têm atemorizado a população em relação à segurança de seus filhos.”
Em sua justificativa, o vereador Folha citou a insegurança que tem tomado conta das famílias de Cotia, de forma justa, em razão dos recentes ataques a escolas e creches no Brasil todo, sem qualquer justificativa.
O vereador citou ainda que diariamente os programas televisivos bombardeiam a população, inclusive os adolescentes, mostrando atos violentos de forma crua e realista, banalizando tais ações e com isso incitando a ação criminosa.
“O problema é muito mais complexo do que parece”, afirmou Sergio Folha. “Há influência externa, com certeza, mas precisamos ir mais a fundo no problema, para verificar, inclusive, a necessidade de um acompanhamento psicológico mais aprofundado dos alunos, com especialistas para a rede escolar”.
O vereador elogiou a atitude de alguns vereadores que propuseram medidas para conter a violência. “Mas não é apenas a barreira física que vai segurar um possível assassino. O aluno transtornado pode levar a arma dentro da mochila, nas meias – enfim, há uma infinidade de formas de levar armas para dentro da escola. Por isso, temos que debater o assunto com quem mais convive com ele, que são os professores, diretores, orientadores pedagógicos e outros profissionais da Educação, que poderão nortear as ações que devam ser tomadas”.
Sérgio Folha disse ainda que solicitará o apoio de autoridades policiais e especialistas em segurança pública, promovendo amplo debate com a sociedade.
COMISSÃO
A Comissão Temporária de Assunto Relevante está prevista no Regimento Interno da Câmara e tem a duração de 90 dias. O presidente da comissão, regimentalmente, é o autor do projeto, no caso o próprio Sergio Folha.
Após a aprovação do decreto legislativo, o presidente da Câmara, Marcinho Prates, indicou os vereadores que farão parte da comissão, além do presidente Sergio Folha: vereadores Iran Soares, Luís Gustavo, Professor Osmar e Sandrinho.
O presidente da Comissão informou que deverá fazer a primeira reunião ainda nesta semana, para agilizar os trabalhos de análise, “porque o trabalho é grande e demanda muito tempo e ações”.
Vereador Sergio Folha (E) ao lado do Presidente da Câmara, Marcio Prates