CAMINHADA DA PESSOA IDOSA: MAIS DE 100 PESSOAS PARTICIPARAM

0
105

Centenas de pessoas participam da Caminhada da Pessoa Idosa em Cotia, ocorrida no último dia 30 de outubro. No trajeto, palavras de ordem, cartazes, pedido de respeito, reconhecimento e saúde.

 Para fechar o mês de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cotia (CMDPI) realizou a Caminhada da Pessoa Idosa de Cotia. 

O evento aconteceu no dia 30/10 e contou com a participação de centenas de pessoas, em sua maioria pessoas idosas. A concentração foi em frente à Prefeitura, onde os participantes fizeram alongamento e seguiram sentido ao Ginásio de Esportes. 

No trajeto, era possível observar faixas e cartazes com palavras de ordem, pedido de respeito, reconhecimento, saúde, entre outros. Uma grande faixa foi carregada abrindo alas com a frase ‘Envelhecer com dignidade é um direito de todos’.

 A caminhada marcou a celebração do Dia da Pessoa Idosa [1º de outubro] e contou com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Esportes e Juventude, Turismo, Verde e Meio Ambiente, Segurança Pública e Transporte e Mobilidade. 

No local de concentração, as pessoas acompanharam uma apresentação musical dos irmãos Nonato, Divino e José que residem na Sociedade São Vicente de Paulo, conhecida como Lar Vicentinos.

 A caminhada contou com a presença da presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kelen Garcia; de participantes de atividades do Fundo Social de Caucaia, Rejuvenescer, Assistência Social Santo Antônio (ASSA) e Atitude de Amor e dos conselheiros municipais da pessoa idosa.

No ponto de chegada, ginásio de esportes, os participantes expressaram seus agradecimentos e anseios para a população idosa de Cotia que vão desde o respeito às vagas prioritárias e novos espaços de lazer, esportes, saúde, entre outros.

 A Caminhada da Pessoa Idosa também contou com espaço para alertar os participantes sobre as formas de violência contra a pessoa idosa e o canal de denúncias ‘Disque 100’. “O mês de valorização da pessoa idosa tem o papel imprescindível de conscientizar, sensibilizar a sociedade sobre as necessidades da população 60+. Nesta caminhada buscamos também prestar uma homenagem aos idosos, promover bem-estar e também compete ao conselho do idoso promover o debate das necessidades, necessidades e fazer o encaminhamento de propostas para que sejam desenvolvidas políticas públicas”, afirmou o presidente do, Sérgio Uyehara.

 (Fonte SECOM Prefeitura – Foto: Vagner Santos)