CARTEIRA DO IDOSO: O QUE É, BENEFÍCIOS E COMO EMITIR PELA INTERNET

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Documento é destinado a cidadãos com mais de 60 anos inscritos no CadÚnico e com renda mensal de até 2 salários mínimos; saiba tudo sobre a Carteira da Pessoa Idosa

A Carteira da Pessoa Idosa, também conhecida como “Carteira do Idoso”, é um documento que atesta a idade do cidadão e concede uma série de benefícios a pessoas a partir de 60 anos. 

Emitida pelo Governo Federal, a carteira é destinada a pessoas idosas inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até dois salários mínimos. Entre os principais benefícios está viajar de graça ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias.

O processo para solicitar a Carteira do Idoso pode ser feito de modo totalmente online no portal do Governo Federal, usando uma conta Gov.br. Vale reforçar que, para que a carteira continue válida, a pessoa idosa precisa manter suas as informações atualizadas no Cadastro Único — atualização que deve ocorrer pelo menos a cada dois anos. A seguir, veja como emitir a Carteira da Pessoa Idosa online e de graça, além de mais informações sobre o benefício.

Quem tem direito à Carteira do Idoso?

Podem emitir a Carteira da Pessoa Idosa pessoas com 60 anos ou mais inscritas no CadÚnico. Além disso, é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos. A emissão é totalmente gratuita.

Benefícios da Carteira do Idoso

O principal benefício concedido pela Carteira da Pessoa Idosa é a possibilidade de viajar de forma gratuita ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. Além disso, o documento fornece:

  • Acesso a serviços prioritários em estabelecimentos;
  • Descontos em ingressos;
  • Identificação oficial adicional.

Como emitir a Carteira do Idoso pela Internet

Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, basta acessar o site do Governo Federal (carteiraidoso.cidadania.gov.br) e clicar no botão “Emitir Carteira”. Será aberta uma caixa de diálogo. Nela, selecione o botão “Entrar com gov.br” e faça login com seu CPF e senha. Em seguida, basta seguir as instruções fornecidas na tela para emitir a carteira. É possível imprimi-la ou salvá-la no celular.

Também é possível emitir a Carteira do Idoso presencialmente. Basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação do cidadão e um QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade do documento.

Vale ressaltar que a pessoa que fizer sua inscrição ou atualização no Cadastro Único deverá aguardar cerca de 45 dias para emitir a Carteira da Pessoa Idosa. Caso o cidadão tenha solicitado a Carteira presencialmente e ainda não conste no sistema, o município poderá fornecer uma Declaração Provisória que tem a mesma função da carteira, com validade de 180 dias.

(Da redação, com informações do e imagem do Gov.Br. )