CAVALOS ABANDONADOS EM COTIA SÃO APREENDIDOS E GANHAM UM NOVO LAR

Na sexta-feira passada, 6 de maio, o Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cotia, com acompanhamento da Guarda Civil Ambiental, apreendeu dois cavalos abandonados na região da rua Gonzaga e os encaminhou a um novo local, onde serão cuidados devidamente.
Os animais pertenciam a um morador que teria vendido seu imóvel e deixado os animais para trás.
Recolher animais não é atribuição da Zoonoses, mas neste caso a coordenação se mobilizou e contatou algumas pessoas que pudessem adotar os dois animais. “Localizamos um morador da região de Caucaia do Alto que tem condições e interesse nos animais. Vamos fazer um documento de doação. Quem maltrata ou abandona animal, por lei, perde a sua tutela e não poderá reavê-la”, explicou Ana Marina Lino, veterinária e coordenadora do Setor de Zoonoses de Cotia. “Estamos muito felizes e agradecidos que, neste caso, encontramos um novo lar para os dois cavalos”, completou.
Segundo ela, o cavalo adulto apresentava um quadro de timpanismo, que é retenção excessiva de gases por conta da fermentação alimentar. “Eles estavam comendo lixo e tudo que encontravam na rua, o resultado é esse, fermenta tudo”, disse Ana Marina. Já o potrinho (uma fêmea) apresentava infestação de carrapatos e lesão no membro anterior direito. O novo tutor levou os animais com o compromisso de os encaminhar para avaliação veterinária.
A coordenadora do Setor de Zoonoses explicou que abandono de animais, bem como maus tratos, é crime, passível de punição conforme a Lei Municipal 861/1997. Ocorre um equívoco por parte da população que acredita que, se o animal foi abandonado, quem assume a responsabilidade é o poder público. “Mas a lei é clara, a responsabilidade é do tutor. Se ele não for identificado ou localizado, temos que contar com a boa intenção de alguém que tenha condições de fazer a adoção, mas nem sempre isso acontece rapidamente como hoje”, explicou. Toda e qualquer pessoa pode ganhar a posse de um animal abandonado, seja cão, gato, cavalo.
O Setor de Zoonoses deverá acompanhar as ações do novo tutor, para verificar as condições dos animais e seu restabelecimento total.
Fotos: Vagner Santos
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
AEROPORTOS DE TODO PAÍS TÊM PROTESTOS CONTRA A MORTE DE JOCA
29 de abril de 2024 -
ANVISA SUSPENDE LOTES DO SUPLEMENTO DA MARCA NEOGERMINA
22 de março de 2024