CENSO 2023: ENCERRADA COLETA DE DADOS E INICIADA APURAÇÃO

0
334

Cotia cresceu 44% em 12 anos, passando de 201 mil moradores em 2010 para 289 mil em 2023. Foi a terceira cidade que mais cresceu em população na Grande São Paulo. Isso significa que, a cada ano, a cidade ganhou mais de 7.000 moradores.

 

Com mais de 92% da população brasileira recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 189,4 milhões de pessoas -, a coleta do Censo Demográfico terminou. 

Em alguns estados, como Santa Catarina, Piauí e Paraíba, mais de 96% dos moradores responderam aos pesquisadores. 

Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, a chamada base mais fundamental de dados entra a partir de agora em sua etapa de apuração.

Nesta fase, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos pontuais ao campo.

 Isso significa que determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento para conferência de dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.

YANOMAMI

Ao mesmo tempo em que iniciará a etapa de apuração de milhões de dados, o IBGE realizará este mês uma operação pontual final de coleta de dados para o censo junto aos moradores da Terra Indígena Yanomami. 

A operação começa no próximo dia 6 e, a depender das condições climáticas no território que passa pelos estados de Roraima e Amazonas, será concluída entre 20 e 30 dias depois.

Durante o censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora, resta a metade final, que vive em áreas de acesso especialmente complexo.

Segundo o Ministério do Planejamento, entre recenseadores e supervisores do IBGE, experientes em coletas junto a terras indígenas, e técnicos militares e policiais de apoio, o IBGE estima 38 pessoas que usarão, em diferentes turnos, helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mobilizada para a viabilização do censo a partir de decisões do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DIVULGAÇÃO EM ABRIL

Desde o censo de 1960 que o IBGE realiza revisões técnicas sobre os dados coletados junto à população.  A expectativa é de que as informações do censo sejam divulgadas no fim de abril.

COTIA E GRANDE S. PAULO CRESCERAM MAIS QUE O ESPERADO

A prévia do censo no final de 2022, indicou que a região metropolitana de S. Paulo chegou à maraca de 21,9 milhões de moradores, ante 19,6 milhões em 2010 – ou seja, conforme cálculo da UNESP, a cada hora que passou nos últimos 12 anos a Grande São Paulo contabilizou 21 novos habitantes.

O número representa um crescimento de 11% na população, o que variou bastante entre cada um dos municípios. A Grande São Paulo é formada pela capital e por outras 38 cidades. 

A capital é responsável pelo maior número de habitantes, são 12 milhões, 900 mil a mais do que há 12 anos. Proporcionalmente, esse crescimento representa 8% a mais. Já as cidades de pequeno e médio porte registraram altas que passam dos 50%.

Os municípios de Cotia e de Barueri, localizados na região oeste, também se destacaram em crescimento, com avanço de 40% e 44%, respectivamente.

E Cotia foi o 3º. Município que mais cresceu na Grande São Paulo.

Em 2010, o município tinha 201.150 habitantes. Pela prévia do censo, temos agora 289.622 moradores, um acréscimo de 44% em 12 anos.

 

 

 

(Tania Rego)