A multa para quem se recusar a responder ao censo do IBGE chega a R$ 13,2 mil. A coleta de dados ainda não acabou e um dos principais motivos é a grande quantidade de habitantes que se recursa a contribuir para a pesquisa – nada menos 1.978.410 mil pessoas, segundo o IBGE
O Censo Demográfico do IBGE está atrasado e um dos motivos é a recusa das pessoas em responder aos recenseadores, sem qualquer motivo.
De acordo com o IBGE, até agora 1.978.410 brasileiros se recusaram a responder às perguntas.
Mas atender ao IBGE no Censo é um dever legal, previsto na Lei 5.534, de 14 de novembro de 1968. E quem se recusar a responder ficará sujeito à multa de até 10 vezes o maior salário mínimo vigente no país, na primeira recusa, e até o dobro desse limite, se reincidente. E se ainda assim continuar a se negar a responder, pode ser multado em10 vezes o valor do salário mínimo. Pelo valor atual do salário m[inimo, a multa pode chegar a R$ 13,20 mil.
ATRASO
O Censo foi iniciado em agosto de 2022 e já deveria ter terminado em outubro, sofrendo um adiamento para dezembro. O IBGE espera que o censo termine, agora, no final deste mês de janeiro.
O IBGE informou ainda que a medida de rejeição à pesquisa é de 2,82% – e São Paulo tem a maior taxa de rejeição: 5,42% da população se nega a responder. Em seguida estão Mato Grosso (3,52%), Rio de Janeiro (3,50%), Roraima (3,06%) e Espírito Santo (3,04%).
A explicação do Instituto para os altos números de São Pauloé porque o estadeo tem o maior número de condomínios e prédios com portaria eletrônica, o que, de acordo com o IBGE, dificulta o contato com os moradores. Recenseadores têm se deparado com situações em que porteiros e síndicos não permitem o acesso aos condôminos.
O IBGE realiza ao menos três tentativas de contato com as pessoas selecionadas para responder à pesquisa, que dura cerca de três minutos.
Disque-Censo 137
O instituto disponibiliza o Disque-Censo 137 para que os moradores de domicílios onde ninguém respondeu o Censo 2022, possam agendar uma entrevista.
O serviço funciona das 8h às 21h30 e, de acordo com o IBGE, “será disponibilizado de forma gradativa nos municípios, e acordo com o andamento da coleta em cada local”.
JORNADA 6X1 DIVIDE ENTIDADES DE TRABALHADORES E PATRONAIS
22 de novembro de 2024ESCRITÓRIOS DEMITEM ESTUDANTES DA PUC APÓS OFENSAS A COTISTAS DA USP
22 de novembro de 2024BLACK FRIDAY: ALERTA PARA GOLPES
7 de novembro de 2024
More News
-
COTIA: CAMPEONATO DE FUTEBOL COMEÇA DIA 9 DE JULHO
6 de julho de 2022 -
CIDADES DEVEM SE PREPARAR PARA MUDANÇA CLIMÁTICA E RÁPIDA URBANIZAÇÃO, DIZ ONU
6 de novembro de 2024