CHUVAS FORTES GERAM ALAGAMENTO E TRANSTORNO EM COTIA

0
460

Entre os dias 14, 15 e 16, a cidade registrou um acumulado de chuvas de 102,5 milímetros. O bastante para alagar algumas regiões e gerar transtorno aos moradores.

A Prefeitura de Cotia informou que as fortes chuvas da tarde de terça-feira (14/03), em todas as regiões do município e em cidades vizinhas, causaram transtornos a moradores, especialmente aos que vivem em comunidades em áreas de risco.

A Secretaria de Defesa Civil e equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana atenderam chamados de alagamento na região do km 21 da Rodovia Raposo Tavares, na rua do Cristo, que faz divisa com o município de Carapicuíba, casas foram invadidas pela água.

A rua Comendador Carmine Lourenço, no Recanto Suave, também ficou alagada e casas foram invadidas pelas águas.

Na rua Contemplação algumas casas foram interditadas preventivamente e as famílias foram retiradas do local, no fim de semana. Cerca de 50 pessoas foram levadas para a Associação de Moradores do Bairro Jardim Coimbra. Houve novos deslizamentos, durante a forte chuva da tarde de ontem, e cerca de 15 residências foram desocupadas preventivamente.

Na rua Roma, na Granja Viana, uma árvore foi derrubada e obstruiu completamente a via.

Também foi registrado alagamento na av. Benedito Isaac Pires. Na região da Granja Viana, teve alagamento na rua Nova Amazonas, com três casas atingidas e, na rua Poker, havia risco de queda de muro.

Cerca de 20 famílias precisaram deixar suas casas preventivamente na comunidade Morro do Macaco, porque havia risco de deslizamento. As famílias foram levadas para a creche Tereza Rivera da Silva.

As casas atingidas foram interditadas após vistorias de engenheiro e arquiteto da Secretaria de Habitação. Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana estão, desde ontem, trabalhando para remover lama, galhos e outros materiais trazidos pela chuva.

Todas as famílias que tiveram que deixar as suas casas estão sendo assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social que enviou alimentação e água, assim como itens de higiene pessoal, colchões e cobertores. Uma equipe de assistência social está cadastrando as famílias e os casos em que há impossibilidade de retorno às moradias, será concedido o aluguel social e, para demais casos, o auxílio social.

Apesar dos transtornos causados, não houve registro de vítimas.

Cotia registrou um acumulado de chuvas de 102,5 milímetros apenas nos últimos três dias. O Prefeito Rogério Franco decretou estado de emergência no município.