CIDADÃOS PODEM REALIZAR SERVIÇOS DA SEFAZ-SP REMOTAMENTE POR MEIO DO SIPET

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 Acesso aos mais de 100 serviços digitais pode ser realizado via autenticação
do sistema “GovBr”, simplificando e agilizando atendimento

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) dispõe de um sistema online para atendimento ao público; por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico (SIPET), qualquer cidadão pode realizar mais de 100 serviços de maneira totalmente remota. Para entrar no sistema, acesse o link
https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sipet

 O acesso aos serviços digitais disponíveis é realizado via autenticação do sistema federal “GovBr” ou por meio de certificado. Isso permite que o atendimento aos cidadãos e contribuintes seja realizado sem necessidade de deslocamento, propiciando economia de tempo e de recursos tanto para os usuários quanto para a própria Administração e elevando a satisfação da sociedade com os serviços prestados.

No total, o SIPET da Sefaz-SP disponibiliza 107 serviços ao público, com destaque para os relacionados a ICMS, IPVA, ITCMD e taxas. 

Além disso, é possível solicitar Emissão e Reemissão de senha PFE, Certidão de Débitos não Inscritos, Alterações de ofício no CADESP, Atendimento de exigências do REDESIM e uma série de outros serviços.

 Atualmente o SIPET recebe uma média de 756 pedidos de demandas por dia, desde o seu lançamento, em 2020. Apenas no ano passado, mais de 257 mil protocolos foram formulados e atendidos. O sucesso se deve à facilidade com que os contribuintes conseguem acessar os serviços.

 O Sistema de Peticionamento Eletrônico da Sefaz-SP está disponível no portal da Fazenda, no menu lateral direito. Assista pelo link https://twitter.com/sefaz_sp/status/1625490958950502401?s=20 um vídeo com  o passo a passo explicando a funcionalidade do sistema.