A nova norma, estabelecida pelo Provimento 183/24, simplifica o processo, permitindo que apenas a assinatura do síndico seja suficiente.
Os cartórios de registro de imóveis do Brasil não exigirão mais o reconhecimento de firma individual de todos os condôminos em documentos relacionados a assembleias condominiais, incluindo a convenção do condomínio. Essa mudança, viabilizada pelo Provimento 183/24 da Corregedoria Nacional de Justiça, permite o reconhecimento eletrônico da firma por um representante legal.
A juíza auxiliar Liz Rezende, da Corregedoria Nacional de Justiça, explicou que a assinatura do síndico, como representante legal do condomínio, será suficiente para validar o documento. “A medida ensejará redução de custos e de burocracia. Antes do provimento, vários cartórios exigiam a firma reconhecida de todos os condôminos, o que torna o processo complicado, especialmente, no caso dos condomínios que possuem centenas de integrantes“, afirmou.
Os cartórios de RTD – Registro de Títulos e Documentos também adotarão essa simplificação para o registro de atas de assembleias, mesmo aquelas que não alteram a convenção do condomínio. “Na prática, há o costume de muitos condomínios em registrar no RTD atas de assembleia quando não sejam de alteração da convenção”, explicou a juíza.
O provimento também esclarece a questão do reconhecimento de firma em atas de assembleias de associações registradas em cartórios de registro civil de pessoa jurídica. “Apenas o reconhecimento da firma do representante legal da associação basta”, declarou Rezende.
A norma que regulamenta o reconhecimento eletrônico de firma alterou o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Extrajudicial. O novo texto abrange atas de assembleias que modificam a convenção ou tratam de outras questões do condomínio, como edifícios e lotes.
Confira a íntegra da determinação em atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/5851
(Da redação, com imagem AdobeStock e texto de https://www.migalhas.com.br/quentes/420642/cnj-assembleia-condominial-nao-precisa-reconhecer-firma-em-cartorio(
GOLPE DA MENSAGEM DO DETRAN: O QUE VOCÊ PODE FAZER
4 de dezembro de 2024NOVA LEI CRIA CADASTRO DE CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
2 de dezembro de 2024NOVOS RADARES EM SÃO PAULO DETECTAM O USO DE CELULAR
30 de novembro de 2024
More News
-
ALERTA DE GOLPE: EMPRÉSTIMOS MEDIANTE PAGAMENTO DE IOF ADIANTADO NÃO EXISTE
5 de julho de 2022 -
PORTABILIDADE NUMÉRICA TEM NOVOS PROCEDIMENTOS
6 de setembro de 2023 -
SEBRAE ABRE PROGRAMA PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS
23 de janeiro de 2023