COLABORADORES DA EDUCAÇÃO RECEBEM TREINAMENTO EM PRIMEIROS-SOCORROS

0
266

 A capacitação foi ministrada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

 Para que os colaboradores da Educação de Cotia possam lidar com situações de emergência nas escolas, a Secretaria de Educação, em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), oferece uma capacitação em primeiros-socorros, conforme determinam as Leis Federal 13.722/2018 e Municipal 1.830/2014. O treinamento é uma das ações preparatórias para a volta às aulas nas escolas municipais que está prevista para o dia 06/02/2024 – terça-feira.

 Nesta primeira etapa, a capacitação é oferecida para professores e auxiliares de classe contratados, a partir de fevereiro, os educadores efetivos receberão o treinamento. Antes da aula prática, os educadores receberam conteúdo para leitura e um vídeo com orientações sobre primeiros-socorros produzido pelo SAMU de Cotia.

 A enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU, foi responsável pela capacitação. Os participantes foram orientados sobre: técnicas de massagem cardíaca e como agir em determinadas situações de engasgamento de bebês, crianças e adultos, ou, até mesmo, convulsão. 

E, desta forma, promover um ambiente escolar onde todos estejam aptos a aplicar medidas preventivas de primeiro-socorros em situações de emergência, visando minimizar ocorrências mais graves.

 “Estamos tendo esta capacitação para professores e auxiliares de classe contratados e, vamos continuar, a partir de fevereiro, para os efetivos. É um treinamento importantíssimo para uma situação de emergência. A gente não deseja que aconteça alguma ocorrência, mas se acontecer, as pessoas estão orientadas e têm condições de prestarem os primeiros-socorros”, disse Luciano Corrêa, secretário de Educação.

 A coordenadora do SAMU, Renata Santos, alertou sobre os cuidados com o que as pessoas divulgam na internet, muitas vezes as orientações são passadas de forma irresponsável e pode prejudicar o socorro a quem precisa. Entre as dicas, aquele que preferir poderá treinar em casa com uma garrafa pet sob um travesseiro, com uma boneca, para ficar mais familiarizado com os movimentos corretos.

 Foto: Juliano Barbosa