CONFIRA AS PLANTAS NOCIVAS AOS GATOS

0
453

Conciliar plantas e animais é um lazer para muitos tutores de animais. Mas os gatos, essencialmente domésticos, extremamente curiosos e vivendo dentro da casa, estão mais sujeitos aos malefícios de algumas plantas que lhes são tóxicas. Veja quais

Tem muito tutor de gato que ama a casa cheia de verde. Mas cuidado: há muitas plantas tóxicas para gatos. Como tem sido bastante comum plantas e gatos convivendo no mesmo ambiente, reunimos dicas de plantas não tóxicas para gatos. Afinal, sabemos que nossos bichanos são bastante curiosos e, por isso, podem acabar pegando alguma planta para brincar. 

A ingestão de alguns tipos de plantas, principalmente as gramíneas, fazem parte do comportamento natural dos gatos. Mas nem todas as plantas são seguras para os nossos gatinhos. Neste post, trazemos os exemplos mais comuns do nosso dia a dia, além de sintomas dos gatos intoxicados por plantas e como você, pai ou mãe de gato, deve agir.

Por que os gatos têm o costume de comer plantas?

Os gatos são curiosos por natureza e comumente buscam por plantas para facilitar a digestão de bolas de pelo ou aliviar sintomas gastrointestinais, como gastrites e irritações em geral. Entretanto, esse hábito pode resultar em acidentes de intoxicação se o gato tiver acesso a plantas potencialmente tóxicas ou não possuir em seu ambiente plantas próprias para o consumo.

Em épocas festivas ou durante comemorações na família, como aniversários, esse risco pode aumentar, pois muitas flores e plantas ornamentais oferecem riscos à vida do gato. Por isso, listamos a seguir as plantas tóxicas mais comuns e as plantas não tóxicas que seu gatinho pode ingerir sem riscos.

Quais são as plantas tóxicas para gatos?
Seja nos jardins ou dentro de casa, é comum encontrar plantas com potencial de intoxicar seu gato. Por isso, atualmente, há uma classificação dessas plantas de acordo com seu nível de toxicidade, ou seja, de acordo com a gravidade da intoxicação que podem causar. Com base nesse grau de toxicidade, é possível também definir se essa planta pode ou não ficar no mesmo ambiente do animal.

Classificação das plantas de acordo com a toxicidade:

Plantas extremamente tóxicas
A intoxicação pode ocorrer por qualquer contato com a planta: contato direto com a pele, ingestão das folhas/flores e até mesmo pela inalação do pólen.

Essa intoxicação pode ser aguda: geralmente, quando há ingestão direta da planta, e os sinais clínicos são graves e intensos. A intoxicação também pode ser crônica, normalmente relacionada à inalação do pólen de forma contínua e prolongada. Os sintomas são mais sutis, mas as consequências para a saúde do seu gato são gravíssimas, pois ocasionam lesões irreversíveis, principalmente nos rins, caracterizando quadros de insuficiência renal.

Todas as plantas dos gêneros Lilium e Hemerocallis, em geral, os lírios e suas variações, tulipas e copo de leite, estão nessa classificação. Essas plantas não são recomendadas para quem tem gato. Mesmo longe dele, podem causar danos, pois o pólen também é tóxico.

Plantas potencialmente tóxicas

A intoxicação ocorre principalmente por meio da ingestão das folhas e flores. 

Estão nessa classificação as plantas do gênero Rododendro, como as azaléias e suas variações, rosa-do-deserto, eucalipto, mamona, bico-de-papagaio (flor do natal), margaridas, palmeiras cica e antúrios. Plantas com ação terapêutica, como lavanda (quando ingerida em grandes quantidades), calêndula, arnica, mirra, citronela (erva príncipe/lemongrass), boldo, entre outras, e algumas espécies de cactos, como orelha de Mickey, suculentas, também estão na lista e causam intoxicação, em geral, se ingeridas. 

Essas plantas podem ficar no mesmo ambiente do gato, mas longe do seu alcance.

Quais as plantas seguras para gatos?

Plantas de pouco risco

Apresentam pouco ou nenhum risco de intoxicação, podendo ficar no mesmo ambiente e ao alcance do gato. Mas ainda sim não são recomendadas para a ingestão, já que não são classificadas como alimentícias.

São plantas como orquídeas, rosas, camélias, girassol, alecrim e algumas espécies de samambaias.

Plantas totalmente seguras que podem ser ingeridas

Erva-do-gato, brotos-de-trigo, milho-de-pipoca, aveia, alpiste e algumas verduras como alface, agrião. Apesar da ingestão dessas plantas não oferecer riscos ao seu gatinho, quando ela ocorre em grandes quantidades, pode indicar que há algum desconforto abdominal, como acúmulo de bolas de pelos, ou alguma necessidade nutricional, como falta de fibras na alimentação.

Você consegue acessar a lista completa de plantas tóxicas e não tóxicas no site da Sociedade Americana de Prevenção à Crueldade com Animais.

Por Laura Ferreira, especialista em comportamento animal da Guiavet, plataforma que oferece acompanhamento integral de saúde para cães e gatos, desde a atenção primária até o diagnóstico e tratamento. 

(Crédito: Laura Ferreira,  especialista em comportamento animal)