Com 30 anos, Bobi é reconhecido oficialmente como o cão mais velho do mundo, certificado pelo Guinness World Records
Bobi nasceu no dia 11 de maio de 1992. Foi por sorte que ele sobreviveu. A mãe deu à luz a quatro filhotes, mas o dono da propriedade rural não tinha mais condição de criar tantos animais. Decidiu sacrificar os cachorrinhos. Entretanto, não se sabe bem como, um deles conseguiu se salvar.
Era Bobi, que está hoje em dia com 30 anos de idade. Algo inacreditável para cães, como os da sua raça, o rafeiro-do-Alentejo, que vivem entre 12 e 14 anos.
A história de Bobi ganhou a atenção do mundo recentemente porque, em meados de janeiro, o Guinness World Records tinha anunciado que Spike, uma mistura de chihuahua que vive em Ohio, nos Estados Unidos, era o cachorro mais velho do mundo, com 23 anos.
Quando leu a notícia sobre Spike, Leonel Costa que mora em Conqueiros, na região de Leiria, em Portugal, veio a público contar sobre Bobi. Aos 38 anos, seu dono tinha 8 quando o animal se tornou o novo membro da família.
Também chamado de mastim português ou mastim do Alentejo, a raça é originária daquela região e utilizada como cão de guarda de rebanhos bovinos.
Para provar que estava falando a verdade, Leonel mostrou a certidão de nascimento de Bobi, um documento autenticado pelo Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria.
Segundo Leonel, ele acredita que o cão conseguiu atingir uma idade tão avançada porque sempre viveu num ambiente calmo e seguro. Além disso, nunca usou coleira ou ficou preso em nenhum lugar. Anda com liberdade, por onde deseja. Também gosta da companhia de outros bichos, inclusive, gatos.
“Ele bebe muita água, pelo menos um litro por dia. E o alimentamos com comida humana, mas tiramos os temperos”, revelou.
Por causa da idade avançada, Bobi já anda com certa dificuldade e não enxerga mais tão bem. Gosta de descansar a maior parte do tempo.
Sua mãe, Gira, viveu 18 anos. E outro cão da família foi até os 22 anos.
“Achamos que isso é um resultado da vida que eles levam, mas Bobi é único”, diz Leonel. “Ele é especial porque olhá-lo é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram deste mundo. Bobi representa essas gerações”.
O recordista anterior, de cão mais velho do mundo, era Bluey, da Austrália. Ele tinha 29 anos quando morreu e também era usado para guiar rebanhos de gado e ovelhas.
Assista vídeo sobre Bobi em https://youtu.be/SIwcB56x2ek
*Conteúdo e fotos: conexaoplaneta.com.br – 6 de fevereiro de 2023 – Suzana Camargo)
PRODUTOS À BASE DE CANNABIS PODERÃO SER REGULARIZADOS PARA USO EM ANIMAIS
21 de novembro de 2024MAIS DE 74% DOS ANIMAIS REABILITADOS NO CETRAS-SP FORAM ENVIADOS DE VOLTA À NATUREZA
15 de novembro de 2024CÃODEIRANTE FARÁ EVENTO DE ADOÇÃO NO SHOPPING MORUMBI TOWN, DIA 16
13 de novembro de 2024
More News
-
SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: COTIA TERÁ CIRCUITO AMBIENTAL
30 de maio de 2023 -
TESE DA LEGÍTIMA DEFESA DA HONRA É INCONSTITUCIONAL
2 de agosto de 2023 -
DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO: 12 BENEFÍCIOS IMEDIATOS
29 de agosto de 2023