CONSERVATÓRIO DE TATUÍ DIVULGA AGENDA PARA PRIMEIRO SEMESTRE
Entre as atrações, estão shows Tiganá Santana, Daniel Murray, Ná Ozzetti, Carlo Curatolo, Cia. Histriônica, Coral Paulistano, Percorso Ensemble e Bixiga 70 estão entre os destaques
O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — anuncia sua programação de shows gratuitos para o primeiro semestre letivo deste ano.
Nomes consagrados como Tiganá Santana, Daniel Murray, Ná Ozzetti, Carlo Curatolo, Cia. Histriônica, Coral Paulistano, Percorso Ensemble e Bixiga 70 estão entre os destaques, além da confirmação do 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp).
A temporada de shows no Teatro Procópio Ferreira começou semana passada, com a cantora e compositura Leci Brandão
No dia 15 de abril, às 20h, o Conservatório de Tatuí traz Tiganá Santana — nascido em Salvador (BA), é compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, pesquisador, professor e tradutor. Foi o primeiro compositor brasileiro, na história fonográfica do país, a apresentar um álbum, como compositor, com a presença de canções em línguas africanas.
O mês de maio também chegará repleto de atrações.
No dia 5, o Conservatório de Tatuí recebe o violonista, arranjador e compositor Daniel Murray. A apresentação tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Edital ProAC 14/2021.
No dia 6 de maio, às 20h, quem sobe ao palco é a premiada cantora e compositora Ná Ozzetti, acompanhada de Dante Ozzetti e Mário Manga. Ela iniciou sua carreira com o grupo Rumo, depois partiu para carreira solo e fez parcerias com vários artistas consagrados.
No dia 15 de maio, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira receberá, em parceria com Cultura Artística, o violonista Carlo Curatolo, um dos vencedores do Festival de Koblenz e integrante da Série de Violão 2023 do Cultura Artística.
E nos dias 25 e 26 de maio, será a vez da Cia. Histriônica de Teatro apresentar ‘Alma Boa — uma parábola chinesa’. Baseado em Bertolt Brecht, o espetáculo questiona se uma pessoa consegue ser boa no mundo como está organizado. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Prestes a desistir, são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre quase todos os requisitos, exceto por um: é uma prostituta. Os deuses oferecem dinheiro para que ela mude de vida. Ela abre uma pequena loja, mas logo se depara com muitos desafios para permanecer; Indicativa: 12 anos. O projeto também é patrocinado pelo ProAC.
Em 2 de junho, às 20h, o Conservatório de Tatuí traz ‘Coral Paulistano’, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo formado em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade, com a proposta de fomentar a música brasileira e sensibilizar a elite paulistana com as ideias e ideais do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época, e que era até então desconhecido pela sociedade. O grupo é considerado um marco da história da música em São Paulo, um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Regente titular: Maíra Ferreira.
Ainda em junho, no dia 16, às 20h, o show será com ‘Percorso Ensemble’. Fundado em 2002 pelo maestro e percussionista Ricardo Bologna, o grupo é um núcleo independente, constituído a partir do desejo de seus integrantes de estimular a criação de novas obras e promover repertórios dos séculos XX e XXI, num trabalho comprometido com o futuro da música contemporânea.
Para fechar o primeiro semestre letivo, o Conservatório de Tatuí realizará o 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp), de 21 a 30 de julho, com espetáculos e atividades pedagógicas sobre as artes da cena, reunindo escolas e grupos de teatro de todo o Estado.
Como parte desta programação, no dia 27 de julho, está confirmado o show com ‘Bixiga 70’, banda que mistura elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz. Formada em 2010, o nome Bixiga 70 está ligado ao endereço do Estúdio Traquitana, onde a banda nasceu, localizado no número 70 da rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga, em São Paulo.
Cine Bibi
O Conservatório de Tatuí também retoma neste mês a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), geralmente às terças-feiras, 19h30, com entrada gratuita.
Em março, a seleção traz ‘Mulheres na direção’, com os filmes ‘No meu caminho’ (Direção: Emmanuelle Bercot), ‘Mimi, O Metalúrgico’ (Direção: Lina Wertmüller), ‘Perdidos em Paris’ (Direção: Dominique Abel e Fiona Gordon) e ‘Deus é mulher e seu nome é Petúnia’ (Direção: Teona Strugar Mitevska).
Para abril, o tema central é ‘Tabu’, com as obras ‘O comum sentido do pudor’, ‘Repulsa ao sexo’, ‘Ovos de ouro’ e ‘Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón’. O tema de maio será ‘Mãe e família’, com os títulos ‘Sob o céu aberto’, ‘Conversando com mamãe’, ‘Minha namorada’ e ‘Terapia do amor’. Junho aborda o ‘Orgulho LGBTQIAP+’, com os filmes ‘Greta’, ‘Retratos sublimes’, ‘A revolução da discoteca’ e ‘O jardim suspenso’.
Ocupação Artística
Além da programação de shows promovidos pela instituição, o Conservatório de Tatuí também mantém, desde 2022, o projeto ‘Ocupação Artística’, que cede seus espaços culturais para apresentações de projetos desenvolvidos por coletivos, grupos e artistas locais.
No dia 22 de março, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira recebe o sanfoneiro, cantor e compositor paraibano Yuri Gonzaga, com o show ‘Amador’. O repertório traz obras autorais lançadas em 2022, misturando-as a poesias e causos que dialogam com suas temáticas. Aluno do curso de Piano Popular do Conservatório de Tatuí, Yuri é membro-fundador da banda ‘Os Gonzagas’, vencedora do Festival de Forró de Itaunas (2013) e semifinalista do programa ‘superstar’, da Rede Globo (2015). Ele será acompanhado por Marcus Felipe Meninão (guitarra), Jaquie Livino (baixo) e Tiago Mecatti (bateria), todos alunos ou ex-alunos do Conservatório de Tatuí. Entrada gratuita.
No dia 30 de abril, Ana Cristina Machado e Tchello Gasparini apresentam ‘Trem das Onze’ em duas sessões, às 16h e às 19h. Trata-se de um espetáculo de teatro musical em homenagem ao centenário compositor paulistano Adoniran Barbosa e ao tatuiano Nicola Caporrino. Na peça, o palhaço barão conta suas memórias da cidade de São Paulo em releituras das canções de Adoniran, enquanto a bailarina e coreógrafa Ana Cristina interpreta diversas personagens icônicas destas músicas, como Inês, Iracema, Nicola, entre outros. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).
Para saber mais, acompanhe regularmente a Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição: https://www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
A programação está sujeita a alterações.
Mais informações: : (15) 3205-8444
|
|
MAGUILA, LENDA DO BOXE BRASILEIRO, FALECE AOS 66 ANOS
25 de outubro de 2024Descubra as Melhores Dicas para Maximizar seus Ganhos na Bet7K
7 de outubro de 2024MPOX: GOVERNO ESTADUAL REFORÇA VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO
22 de agosto de 2024
More News
-
COVID-19: ANVISA RECEBE PEDIDO DE REGISTRO PARA VACINA BIVALENTE
2 de fevereiro de 2023 -
ENEM: ESTUDANTES JÁ PODEM PEDIR ISENÇÃO DE TAXA
20 de abril de 2023 -
SÍNDROME DE BURNOUT: PREVENÇÃO PASSA PELO AUTOCUIDADO
31 de outubro de 2023