COTIA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO DIA D MULTIVACINAÇÃO EM OUTUBRO
Vacinação será no sábado, 7 de outubro, das 8 às 17 horas. Secretário alerta para a baixa adesão a vacinas: no caso de doenças graves, como a Meningo C (Meningite), os dados mostram que apenas 54% das crianças estão vacinadas. “Estes números estão muito abaixo da cobertura indicada, que é de 95%,
A Secretaria de Saúde de Cotia confirmou a participação da cidade na mobilização conhecida como ‘Dia D Multivacinação Nacional’ que acontecerá no dia 7 de outubro (sábado), das 8h às 17h.
Serão aplicadas todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização, mediante análise da situação vacinal de cada pessoa, com o objetivo de ampliar a cobertura de vacinas que está bem abaixo do esperado, como no caso da vacina contra Poliomielite – em Cotia, a cobertura está em apenas 56%. No Dia D Multivacinação Nacional, onze UBSs de Cotia estarão de portas abertas [veja abaixo].
Para se vacinar, basta comparecer a uma das UBS participantes com documento de identificação.
No caso das crianças, a apresentação da caderneta de vacina é obrigatória. No sábado (7/10), vão funcionar as salas de vacinas das UBSs: Atalaia, Arco-Íris, Portão, Miguel Mirizola, Caucaia do Alto, Água Espraiada, Jardim Japão, Assa, Rio Cotia, São Miguel e Caputera.
“O Plano Nacional de Vacinação disponibiliza vacinas contra doenças graves, que podem matar ou deixar sequelas irreversíveis, como a paralisia infantil. Temos vivido uma onda de evasão à vacina e as pessoas precisam se conscientizar de que estão abrindo as portas para o retorno de doenças que já não fazem parte do nosso dia a dia há anos”, alertou Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia.
Baixa cobertura
De acordo com dados do DATASUS, Cotia não atingiu a meta de cobertura vacinal contra diversas doenças.
Os números mostram que apenas 55% das pessoas elegíveis para se vacinarem contra a Hepatite A estão imunizadas; em relação à cobertura com a 2ª dose contra SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), aplicada em crianças de 15 meses, apenas 35% foram levadas às UBSs para serem vacinadas.
No caso de doenças graves, como a Meningo C (Meningite), os dados mostram que apenas 54% das crianças estão vacinadas. “Estes números estão muito abaixo da cobertura indicada, que é de 95%, para que haja uma efetiva proteção. A Secretaria de Saúde reforça que as vacinas do Plano Nacional de Imunização estão disponíveis nas UBSs e que não podemos baixar a guarda quando o assunto é a saúde”, disse Magno Sauter.
Serviço
Dia D Multivacinação Nacional
Dia 7 de outubro de 2023 (sábado)
Das 8h às 17h
Todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização
Unidades Básicas de Saúde participantes:
- UBS Atalaia
- UBS Arco-Íris
- UBS Portão
- UBS Miguel Mirizola
- UBS Caucaia do Alto
- UBS Água Espraiada
- UBS Jardim Japão
- UBS Assa
- UBS Rio Cotia
- UBS São Miguel
- UBS Caputera
(Juliano Barbosa)