COTIA TEM 375 CASOS DE COVID EM 15 DIAS DE NOVEMBRO E REFORÇA PREVENÇÃO 

0
214

Secretarias de Saúde de Cotia e da Capital recomendam uso de máscara em locais com grande movimentação de pessoas, como medida preventiva contra a Covid-19, que vem retornando com força; nos primeiros 15 dias de novembro, registraram-se 375 novos casos da doença. Também se recomenda a não-aglomeração

A Secretaria de Saúde de Cotia recomendou, desde sexta-feira, 18/11, que a população volte a usar máscara em transporte público, em escolas, em locais de atendimento público e em locais com grande movimentação de pessoas. 

A medida foi tomada frente ao aumento de casos positivos da Covid-19 – entre os dias 1 e 16 de novembro, a cidade registrou 375 novos casos da doença. O uso de máscara em locais de saúde (hospitais, UBSs, clínicas, laboratórios e outros) segue obrigatório.

 “Estamos com a circulação de novas variantes e isto tem impulsionado os casos. É fundamental que as pessoas mantenham as vacinas em dia, com todas as doses liberadas para cada idade. Ainda não é momento de se aglomerar, estamos às vésperas da copa do mundo e locais com aglomerações são cenários perfeitos para transmissão de doenças como a Covid. Todo cuidado ainda é necessário e esse cuidado passa pelo uso de máscara”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.

NA CAPITAL

A Prefeitura de S. Paulo inicia, a partir de hoje, 21/11, nova campanha para conscientizar a população sobre o uso de máscaras contra Covid, com distribuição das mesmas nos terminais de ônibus, onde serão também tendas para vacinação.

A medida foi tomada pela prefeitura devido ao aumento de casos da doença nas últimas semanas. Durante a campanha 1 milhão de máscaras serão distribuídas.

Na sexta-feira, o prefeito Ricardo Nunes informou que, naquele dia, havia 178 internados, com34 em UTIs, sendo que 83% das pessoas eram maiores de 60 anos.

A prefeitura reforça a recomendação e a importância do uso de máscaras de proteção em todos os ambientes, fechados e com aglomerações, como nos ônibus, metrôs, trens, carros de aplicativo e nas respectivas estações.

A prefeitura alerta para a importância da vacinação contra a Covid-19, em especial quanto às doses de reforço.

Nessa semana também teve início a vacinação de bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, imunossuprimidos, com deficiência permanente e indígenas. Infelizmente, apesar das campanhas, a vacinação em sido baixa.

O Brasil registrou 72 mortes por Covid e 30.438 casos da doença nesta sexta (18). Com isso, o país chega a 688.958 vidas perdidas e 35.039.614 infectados desde o início da pandemia, segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa.

A média móvel de mortes é de 36 por dia, com queda de 8% na comparação com o dado de duas semanas atrás. Já a média móvel de casos está em 12.885 por dia, com alta de 235% no mesmo período.

No estado de São Paulo, segundo dados disponíveis até o último dia 13 na plataforma Seade Coronavírus, do governo, o número de novas internações por Covid saltou de 134, no dia 30 de outubro, para 333 (aumento de 148,5%). No período que abrange as últimas quatro semanas, a ocupação dos leitos de UTI Covid mais que dobrou, de 15,3%, no dia 13 de outubro, para 32% até o último domingo (13).

Já as novas internações na Grande São Paulo subiram de 112, no dia 30 de outubro, para 256 até 13 de novembro, uma variação de mais de 128%.

 

Foto  Alexandre Santos