COTIA: UM SALTO NA INCLUSÃO COM PARCERIA LEGO BRAILLE BRICKS
Por meio de peças LEGO, feitas com relevos de números e letras do alfabeto Braille, alunos com deficiência visual, a partir de 4 anos de idade, serão alfabetizados
A Secretaria de Educação de Cotia acaba de dar um grande salto no quesito inclusão. Graças a uma parceria com a Fundação LEGO e Fundação Dorina Nowill/Unesp, a rede municipal de ensino passa a contar com o Programa LEGO Braille Bricks, uma inovação quando o assunto é alfabetização de alunos cegos ou com baixa visão, de 4 a 10 anos de idade, por meio de peças LEGO com relevos que correspondem a números e letras do alfabeto Braille.
Gestores, professores coordenadores, professores e auxiliares de alunos de unidades escolares com alunos com deficiência visual estão sendo capacitados pelo Instituto Dorina Nowill para Cegos para utilizarem os kits que foram entregues em um evento que aconteceu nessa terça-feira (3/10/23), no auditório da Secretaria de Educação.
Cada kit do LEGO Braille Bricks conta com 330 peças, três placas de base para as atividades, além de manual e uma versão impressa dos símbolos/letras e número, que permite que crianças com e sem deficiência possam brincar e aprender juntas.
“O programa inclui o aluno com deficiência visual e o aluno sem deficiência visual, pois todos terão a oportunidade de aprender juntos em um mundo de aprendizado lúdico que ensina Braille para os alunos em um ambiente leve e criativo”, destacou Lorayne Vale, tutora do Programa LEGO Braille Bricks, Fundação Dorina Nowill/Unesp.
“É um programa maravilhoso que vem ao encontro do trabalho que temos feito para a inclusão de nossos alunos. Esta parceria demonstra que a nossa rede tem credibilidade: recebemos o material, a capacitação e seremos acompanhados pelo programa pelos próximos anos sem custo nenhum para a Prefeitura”, comemorou o secretário Luciano Corrêa
O evento teve ainda uma mesa redonda com Benedita Aparecida dos Santos, professora de Língua Portuguesa e pessoa com deficiência visual; Márcia Pedroso, professora e terceiro lugar no 1º Prêmio LEGO Braille Bricks Brasil, e, Lorayne Vale que dividiram experiências e conhecimentos sobre educação inclusiva e projetos realizados com alunos com deficiência visual.
Foto: Juliano Barbosa