CPTM E METRÔ PROMOVEM EXPOSIÇÕES SOBRE CULTURA AFRO

0
331

Na Estação Tatuapé, desde ontem estão expostas 81 fotos em grafite, de personalidades negras brasileiras em homenagem ao curador e artista Emanoel Alves Araújo. Na Estação Moema do Metrô, até o final de novembro, os passageiros da Linha 5-Lilás  que passarem pela estação  vão ser convidados a pensar sobre o futuro e sobre a influência do ambiente digital em nossas vidas nos dias atuais, sob a perspectiva da cultura afro.
 

A Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, receberá a partir deste domingo, 20 de novembro, a Exposição “Grandes Personalidades Negras”, uma homenagem do Museu da Imagem e do Som (MIS) ao curador e artista Emanoel Alves de Araújo (que faleceu em setembro deste ano aos 81 anos).
 Diretor e curador do Museu Afro Brasil, o artista baiano sempre atuou para a valorização e a visibilidade da produção afro-brasileira nos mais diversos campos, abrindo caminhos para muitos nomes e fundando assim o museu.
 Serão expostas 81 fotos, em grafite, de personalidades negras brasileiras. A exposição ocorrerá simultaneamente em outros 81 polos culturais espalhados pela cidade de São Paulo.
 De acordo com o MIS, a escolha dos homenageados foi realizada pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) do Estado de São Paulo, primeiro órgão do país criado para a defesa dos direitos da comunidade negra e enfrentamento ao racismo.

As 81 personalidades negras foram selecionadas tendo em vista sua trajetória, com o objetivo de evidenciar as biografias e oportunizando o acesso da grande massa aos conteúdos históricos de grandes nomes que deram sua contribuição à formação do país, buscando exaltar o papel histórico de uma população, da raça, de sua diversidade, através de uma rica e milenar cultura, contribuindo para formação da sociedade brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e profissões diversas.
 Arte e cultura na CPTM
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.
 

METRÔ TAMBÉM FAZ EXPOSIÇÃO

Até o final de novembro, os passageiros da Linha 5-Lilás de metrô que passarem pela estação Moema vão ser convidados a pensar sobre o futuro e sobre a influência do ambiente digital em nossas vidas nos dias atuais, sob a perspectiva da cultura afro.

No local, 18 obras do artista Zamba, que dá nome à exposição, focam no universo digital e transferem toda essa a realidade para o mundo físico. Com forte influência do conceito afrofuturista, Zamba imprime em seus trabalhos sua conexão com a cultura negra contemporânea e seus elementos estéticos presentes nos movimentos culturais periféricos, na música negra, na tecnologia e nas artes digitais.
 

A mostra é fruto de uma parceria entre a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha-5 de metrô, e a Afrontart – Quilombo Digital das Artes.
 
 

Serviço: Exposição Zamba
Onde: Estação Moema da Linha 5-Lilás
Quando: até 30 de novembro.

 

 

Serviço
Exposição “Grandes Personalidades Negras”
Data: A partir de 20 de novembro
Horário: Durante todo o horário comercial (04h à meia-noite)
Local: Estação Tatuapé — Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM