CRAS ARCO-ÍRIS COMEÇA A FUNCIONAR NA SEGUNDA-FEIRA (29/4)
A partir de segunda-feira (29/4/24), os moradores do Jardim Arco-Íris e região passarão a contar com o atendimento social no Centro de Referência de Assistência Social CRAS Arco-íris, construído pela Prefeitura de Cotia.
Na manhã dessa quarta-feira (24/04), o prefeito Rogério Franco e a Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, estiveram no local e fizeram uma visita técnica de inauguração do novo equipamento público municipal que fica na avenida Marabás, 700.
A instalação conta com infraestrutura moderna e acessível, 177.91M² de área construída e projetada para oferecer um ambiente acolhedor, confortável e seguro para atendimento da população carente e dos profissionais.
Seguindo os moldes do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), a unidade conta com sala de recepção, salas de atendimento, banheiros com acessibilidade, sala multiuso, copa, banheiros, salas para cadastro único e coordenação. A secretária do Desenvolvimento Social, Mara Franco, explica o potencial da unidade. “A unidade foi toda informatizada, todos os prontuários já são digitalizados e todas as salas contam com acessibilidade. Mais de 350 famílias já referenciadas neste CRAS iniciam com o cadastro de famílias [o Cadastro Único], e ele [o CRAS Arco-íris] comporta até 3.500 famílias”, explicou Mara.
O novo equipamento social consegue abraçar diferentes bairros em torno do Jardim Arco-íris. Anteriormente, os munícipes utilizavam a unidade do Jardim Sandra. “Vários programas do ‘Cotia que Cuida’ são feitos os cadastros nas unidades do CRAS. Então, você que precisa do programa ‘Mãe Cotiana’, ‘Além do Som’, ‘Novo Olhar’, ‘Ação que Alimenta’, ‘Nosso Leite’ e tantos outros, venha para a unidade [do CRAS Arco-íris] você que mora aqui perto, nós teremos estes cadastros aqui”, disse o prefeito, Rogério Franco.
A construção da unidade custou em torno de R$ 1.068.791,05, com recursos do FMAS (Fundo Municipal de Assistência Social). O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcelo Teixeira, esclarece este processo de decisão de verbas. “O Conselho serve para o munícipe entender como o processo vai ser feito, como este recurso vai ser utilizado, e, em cima disso, a gente aprova a utilidade desta verba para poder fazer a construção”, explica. “A intenção é trabalhar junto com a Prefeitura no sentido de favorecer o munícipe”, completa Marcelo.
A entrega é um grande marco na assistência social do município, e a coordenadora da unidade, Renata Job, discorre sobre a conquista. “Para a gente [assistentes sociais] é um ganho maravilhoso, é um pertencimento, porque é uma unidade própria dentro da estrutura da prefeitura. A assistência é um trabalho riquíssimo, é um direito dos munícipes e ela ajuda na parte mais difícil, que é a vulnerabilidade. Então, quando as pessoas estiverem nesta situação [de vulnerabilidade] podem procurar a gente”, disse a coordenadora.
“É fundamental quando a gente pensa em pessoas, este é um equipamento para cuidar. Venha conhecer os seus direitos sociais, nós estamos aqui para recebê-los. Compareçam, porque este espaço é seu, de todas as pessoas”, disse a vice-prefeita, Ângela Maluf.
A visitação de inauguração do CRAS Arco-íris contou com a presença do presidente da Câmara, Marcinho Prates, e demais vereadores, do Secretário adjunto do Desenvolvimento Social, Luís Mastromauro, do gestor de parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Social, Adriano Pires, além do Secretário Adjunto da Saúde, André Vasques, e do Secretário de Obras, Rodrigo Dantas.
Bairros contemplados pela unidade CRAS Arco-íris:
Centreville, Condomínio das Graças, Jd. Arco-íris, Jd. Arco Verde, Jd. Das Cruzadas, Jd. Das Graças, Jd. Lavapes das Graças, Jd. Museu. Jd. Nossa Senhora das Graças, Jd. Nova Cotia, Jd. Panorama, Jd. Petrópolis, Jd. Sandra, Jd. Santana, Jd. São Miguel, Morada Santa Fé, Morro Grande, Paisagem Casa Grande, Portal Santa Paula, Recanto Arco Verde, Recanto da Mata, Taboleiro Verde, Vila Nova São Miguel.