CREA e CAU lançam nota de repúdio contra publicação preconceituosa contra mulheres

O CREA – Conselho Regional de Engenharia e o CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – lançaram notas públicas de repúdio a publicação feita em redes sociais, associando o desmoronamento das obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo ao trabalho de profissionais mulheres.
A nota do CREA tem a seguinte íntegra:
“O CREA-SP manifesta repúdio ao vídeo que está circulando nas redes sociais que relaciona o desmoronamento das obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo a profissionais mulheres.
O Conselho não compactua com condutas preconceituosas, que incitam a circulação de informações falsas e o desrespeito.
Como signatário da Agenda 2030 da ONU e por meio de seu Programa Mulher, o Crea-SP tem, cada vez mais, trabalhado em ações que fomentam a igualdade de gênero, o respeito à diversidade e reforçam a necessidade de combatermos o machismo na área tecnológica.
O Crea-SP manifesta todo seu apoio às profissionais mulheres.
Atos como esse não serão tolerados”.
A Nota de Repúdio do CAU-BR tem o seguinte texto:
Nota de Repúdio a vídeo que desrespeita profissionais da Engenharia
“O CAU defende que todos profissionais, independentemente do gênero, sejam valorizados, respeitados e apoiados
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – por meio da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade – manifesta publicamente repúdio ao vídeo que circula nas redes sociais correlacionando o acidente na obra da linha-6 do metrô de São Paulo, no dia 01/02, a questões de gênero.
O CAU tem diariamente trabalhado para que todos profissionais, independentemente do gênero, sejam valorizados, respeitados e apoiados dentro e fora do ambiente do trabalho, para que não haja qualquer tipo de discriminação.
Nesse sentido, nos solidarizamos com todas as profissionais da Engenharia que se sentiram ofendidas, caluniadas e diminuídas no exercício da sua profissão.”
ENTENDA O CASO
Logo após o desabamento da Linha 6 do Metrô de São Paulo, no dia 1º. de fevereiro, circulou pelas redes sociais um vídeo, associando o desabamento com a presença de mulheres na equipe. A publicação foi compartilhada inclusive por políticos.
No vídeo, enquanto várias mulheres dão entrevistas sobre a participação no projeto e exaltando a oportunidade, são mostradas imagens do acidente ocorrido na obra, coo se a presença delas no projeto fosse a responsável pelo ocorrido. O vídeo mostra a imagem, nome completo e cargo das profissionais.
Veja repercussões e mais informações em Empresa de obra do metrô repudia vídeo sexista que culpa funcionárias por acidente – 04/02/2022 – Mônica Bergamo – Folha (uol.com.br)
FUVEST ANTECIPADA DIVULGAÇÃO DE APROVADOS DO VESTIBULAR DA USP
24 de janeiro de 2025OS MELHORES ESPECIAIS DE FIM DE ANO NA TV
19 de dezembro de 2024
More News
-
PROJETO “BERIMBAU JÁ FEZ CHAMADA” DÁ CONTINUIDADE: AGORA, É MONTAR A ORQUESTRA.
26 de abril de 2022 -
PREFEITURA SE REÚNE COM ENEL PARA COBRAR MELHORIAS
24 de novembro de 2023 -
JUSTIÇA RESTABELECE GRATUIDADE A IDOSOS NOS ÔNIBUS DA CAPITAL
28 de novembro de 2022