CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS COTIA FORMA 58 PESSOAS
A formação foi dividida em dois módulos e os alunos aprenderam a criar abelhas sem ferrão como forma de preservação da espécie e geração de renda
Uma turma composta por 58 pessoas recebeu o certificado de conclusão do Curso Básico de Criação de Abelhas Nativas ministrado pelo Grupo Meliponicultores de Cotia. O curso foi realizado com o apoio das Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e do Verde e do Meio Ambiente no Parque Tereza Maia.
Foram dois módulos com duração de três horas e meia cada um, aproximadamente.
Os alunos aprenderam sobre ‘quem são nossa abelhas?’, ‘qual a real importância?’, ‘preservação, conservação e sustentabilidade’, ‘estrutura da colmeia e comportamento da colônia’, ‘confecção do ninho provisório desde o preparo do atrativo’ e ‘transferência de colmeia do ninho provisório para a caixa racional’.
E colocaram a mão na massa na hora de aprenderem a fazer iscas (ninhos provisórios de abelhas feitas com garrafa pet) para capturar abelhas sem ferrão e dar início a colmeias que serão transferidas para caixas de madeira definitivas.
Na segunda metade do curso, os alunos aprenderam sobre ‘plantas melitófilas’, ‘manejo: alimentação, tipos de caixas, entradas, cuidados com predadores’, ‘legislação’ e ‘divisão de colmeia por módulos’.
Foto: Vagner Santos