DIA MUNDIAL DO OCEANO DESTACA NECESSIDADE DE PROTEGER   

0
300

Data é celebrada em 8 de junho; secretário-geral das Nações Unidas cita tratados que buscam conservar ecossistema, mas afirma que é necessário “compromisso coletivo”; Guterres lembra que Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 visa sustentabilidade dos oceanos.

Neste 8 de junho, as Nações Unidas marcaram o Dia Mundial dos Oceanos fazendo parcerias com influenciadores, líderes indígenas, cientistas, setor privado, sociedade civil, celebridades e jovens ativistas para colocar o oceano em primeiro lugar.

Com o tema “Planeta Oceano: as marés estão mudando”, a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas para a data destaca o histórico Tratado do Alto Mar, adotado em março deste ano para proteger 30% dos oceanos e garantir a conservação da biodiversidade marinha em áreas fora da jurisdição nacional.

ACORDO GLOBAL

Além disso, António Guterres ressalta os avanços nas negociações internacionais para um acordo global e juridicamente vinculante para acabar com a poluição plástica, que pode entrar em vigor em 2024. 

No entanto, ele alerta que a biodiversidade marinha continua sofrendo os impactos da exploração predatória e da acidificação dos oceanos, ressaltando que um terço dos estoques de peixes são atualmente capturados em níveis insustentáveis. 

Guterres também lembra que na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos em Lisboa, em Portugal, no ano passado, o mundo concordou em trabalhar por uma ação oceânica mais positiva.

COMPROMISSO COLETIVO

Para o chefe da ONU, a concretização destas iniciativas exige um compromisso coletivo. Ele lembra que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, de conservar e usar de forma sustentável os recursos dos oceanos, está em jogo.

Neste Dia Mundial dos Oceanos, António Guterres pede mais ação para a proteção.

Todos os anos, de 19 a 23 milhões de toneladas de plásticos são despejadas em ecossistemas aquáticos, afetando mais de 800 espécies, incluindo a humana.

Quase dois terços das 430 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente são itens de curta duração, ou de uso único. 

 

IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS

A ONU lembra que o oceano cobre mais de 70% do planeta e produz pelo menos 50% do oxigênio que alimenta os seres vivos. Além de abrigar a maior parte da biodiversidade da Terra, é a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Segundo os dados, o oceano é ainda fundamental para economia, com cerca de 40 milhões de pessoas empregadas por indústrias baseadas no oceano até 2030.

Com 90% das populações de peixes grandes esgotadas e 50% dos recifes de coral destruídos, a exploração atual está tirando mais do oceano do que pode ser reposto.

 

Biólogos marinhos cuidam de um berçário de corais em COMO Cocoa Island, Maldivas.

ONU/© Henley Spiers