DÍVIDAS: BANCOS FAZEM MUTIRÃO PARA NEGOCIAÇÃO

0
235

Banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta para negociar e aliviar dívidas de consumidores. Uma a cada quatro famílias está com dívidas em atraso no estado.

Bancos realizam até o dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. 

A iniciativa é feita conjuntamente com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o País para ajudar o consumidor a fazer a melhor negociação de suas dívidas com o banco e reequilibrar suas finanças.

“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças. Além da renegociação das dívidas, o consumidor tem acesso à plataforma de educação financeira com informações relevantes e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhore a sua vida financeira”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Na página do mutirão, o consumidor terá acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr, sistema criado pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Além da renegociação das dívidas, o consumidor também encontrará informações sobre como organizar suas finanças, melhorar sua saúde financeira e dicas sobre como identificar e evitar o superendividamento, além de link que irá direcioná-lo a buscar ajuda no órgão de proteção e defesa do consumidor da sua região.

Podem participar do mutirão pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.

No mais recente Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, de 07 a 31 de março, 1,7 milhão de contratos foram renegociados, trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados.

Imagem: Shutterstock