DURMA OU MEDITE COM SONS DA NATUREZA

0
282

Site  Earth.fm, espécie de Spotify da vida selvagem, é um enorme banco de repositório de sons da natureza – e além de  poder ser acessado nas redes sociais, você pode escolher de que recanto do planeta você quer os sons

Feche os olhos e tente se transportar para um lugar que você adora ou sonha em conhecer: uma praia, uma floresta ou o alto de uma montanha. 

Que sons você irá ouvir? Grilos cricrilando, o vai-e-vem das ondas do mar, o coaxar dos sapos, o barulho das folhas das árvores sendo movidas pelo vento? 

Para facilitar a nossa reconexão com o mundo natural, a plataforma Earth.fm foi criada para ser um enorme banco de dados, ou melhor, repositório de sons da natureza.

Através do site da Earth.fm ou de suas redes sociais, no Instagram ou no Twitter, basta escolher para onde você quer se transportar. Um mapa mundi mostra gravações feitas nos mais diversos cantos do planeta, várias delas realizadas, inclusive, no Brasil.

Ao clicar sobre cada coração roxo, é possível identificar a trilha sonora que será tocada. Em solo brasileiro, por exemplo, está disponível a “Sinfonia dos Insetos”, registrada no Vale do Ribeira, em São Paulo, os belíssimos sons da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, os “Ecos da Noite, na Serra do Mar, em Ubatuba ou da Amazônia, os “Sons da Noite” no Lago Mamori, em Manaus.

O criador do projeto, o romeno Catalin Zorzini, acredita no poder dos sons naturais para melhor o bem-estar das pessoas. “Nosso objetivo é ajudar ativamente a comunidade a estar perto da natureza com mais frequência e descobrir uma conexão mais profunda e direta com as maravilhas ao nosso redor, o que pode levar a mais bem-estar em níveis individuais e coletivos”, diz. “No entanto, essas paisagens sonoras são cada vez mais escassas à medida que nós humanos continuamos a destruir os ecossistemas naturais que as produzem”.

Vários estudos internacionais já comprovaram os benefícios dos sons da natureza para a nossa saúde – o canto das aves pode eliminar o estresse.

Como a plataforma é gratuita, a Earth.fm conta com a colaboração de profissionais do mundo inteiro, que enviam as gravações feitas localmente (veja a lista completa em Lista completa de colaboradores: – earth.fm)

A plataforma também funciona para mostrar o trabalho de organizações não-governamentais, que trabalham pela conservação ambiental em seus países. 

No site da Earth.fm aparece os esforços do Instituto Terra, em Minas Gerais, que já restaurou mais de 7 mil hectares de áreas degradadas e produziu em viveiros 4 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica.

(22 de agosto de 2022 –  Suzana Camargo – conexaoplaneta.com.br)

 

Leia também: