E.M. SAMUEL DA SILVA FILHO ARRECADA 100 MIL TAMPINHAS PLÁSTICAS

0
78

 

Campanha mobilizou todos os estudantes, resultando na arrecadação de 100 mil tampinhas plásticas, para o Projeto Tampinhas que Curam – por meio venda das tampinhas, uma associação socioambiental reverte os recursos para o tratamento de crianças com câncer

 Desde o início deste ano letivo, a Escola Municipal Samuel da Silva Filho, no bairro Mirante da Mata, vem promovendo uma grande mobilização que resultou na arrecadação de 100 mil tampinhas plásticas. 

Os estudantes contaram com a participação ativa de pais, responsáveis, professores e demais colaboradores em prol do Projeto ‘Tampinhas que Curam’ que, por meio da venda das tampinhas, uma associação socioambiental reverte os recursos para o tratamento de crianças com câncer.

 Os alunos participam de todo o processo, desde a entrega das tampinhas na escola, até a contagem e triagem do material. 

Este ano, o projeto foi dividido em duas etapas: no primeiro bimestre, foram coletadas 40 mil tampinhas, já no segundo bimestre, a escola encerrou o ciclo com 60 mil tampinhas arrecadadas. 

A ideia foi encabeçada pelo professor de Educação Física, Rodrigo Pires da Silva, conhecido como Digão. Em 2023, o projeto totalizou 104 mil unidades de tampinhas.

 No primeiro semestre deste ano, a mobilização quase igualou a quantidade arrecadada durante todo o ano anterior. Digão ressaltou que, além de contribuir para o meio ambiente, o projeto também abrange a solidariedade entre as crianças. “Além de estarem ajudando a natureza, pensando no tanto de tampinhas que iriam para o lixo, são crianças cuidando de crianças”, disse o professor.

 

O diretor da escola, André Domingues de Oliveira, destacou o engajamento dos alunos para com o projeto. “Eles [os alunos] trazem suas tampinhas todos os dias. E o projeto desenvolve nas crianças essa consciência, né? De que eles estão transformando aquilo que um dia seria lixo em algo que está ajudando uma instituição que auxilia o tratamento de crianças com câncer. Nós somos os pioneiros, mas outras escolas já abraçaram o projeto e começaram a fazer também”, explicou.

 Quem quiser pode deixar as tampinhas de plástico na escola e contribuir com esta ação socioambiental em favor de crianças em tratamento de câncer. A EM Samuel da Silva Filho fica na rua Dolores Duran, 24, Parque Mirante da Mata. Para saber mais sobre o Projeto Tampinhas que Curam basta acessar as redes sociais da iniciativa: (@tampinhasquecuram).

 (SECOM Cotia – Foto Juliano Barbosa)