ENCONTRO EMOCIONANTE COM JUBARTE DE CABEÇA PARA BAIXO JUNTO COM FILHOTE
Dentro de um caiaque de acrílico, australiano se deparou com uma imensa baleia jubarte, de cabeça para baixo e com a cauda para cima; junto, um filhote. Assista o vídeo
Brodie Moss mal conseguia conter sua emoção. Dentro de um caiaque de acrílico, o australiano não acreditava no encontro surpreendente: se deparou a poucos metros com uma imensa baleia jubarte, de cabeça pra baixo, com a cauda para cima, e ainda por cima, junto a um filhote.
Celebridade em seu país, com milhões de seguidores, Moss divulga vídeos em seus canais YBS Youngbloods nas redes sociais, com aventuras no oceano, mostrando animais incríveis.
Nesse vídeo, o mais recente, durante vários minutos a baleia fica imóvel, apenas com sua cauda para fora d’água. Imagens obtidas com um drone usado por sua equipe revelam que o corpo da jubarte está todo na vertical e o filhote nada em volta dela.
Com outra câmera subaquática, Moss filma então a cena abaixo da água. O filhote fica ao lado do corpo gigantesco do que é provavelmente sua mãe. Link no final da matéria para o vídeo.
Um estudo publicado por pesquisadores brasileiros em 2003 relata comportamento igual de jubartes (Megaptera novaeangliae) em Abrolhos, berçário da espécie no Atlântico Sul.
Segundo o levantamento feito pelos cientistas na costa brasileira, baleias podem ficar nessa posição por poucos segundos a até pouco mais de 10 minutos, geralmente em grupos compostos por um único adulto. Todavia, uma vez registrou-se uma jubarte de cabeça para baixo durante 10 horas.
Apesar desse comportamento já ter sido documentado várias vezes, biólogos ainda não sabem exatamente a razão dele. Alguns especialistas suspeitam, entretanto, que ele pode estar relacionado com um momento de descanso.
Outra hipótese levantada pelo artigo dos pesquisadores do Brasil é que seria uma forma da baleia regular sua temperatura, já que sua cauda é bastante vascularizada.
O que se sabe com certeza é que há poucos espetáculos iguais a esse! Só no seu perfil no TikTok, o vídeo impressionante já teve até este momento quase 40 milhões de visualizações.
ASSISTA O VIDEO PELO LINK https://youtu.be/cVAN-5JYsGY
(conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo – *Com informações do site Science Alert)