ENEM: CONFIRA 9 DICAS PARA SE DAR BEM NA RETA FINAL DOS ESTUDOS

0
152

Faltando 100 dias para uma das provas mais disputadas no Brasil, confira dicas para estudos na reta final

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2023, mais de 3 milhões de estudantes se inscreveram para o exame, que é composto por quatro provas objetivas e uma redação. A 100 dias do Enem, Marcelo Xavier, educador e diretor de ensino da Rede Inspira de Educadores, sugere 9 dicas estratégicas para se dar bem nesta reta final para o ENEM.

Além de estar à frente do departamento de ensino de uma das maiores redes de educação privada do país, o professor Marcelo Xavier já participou da elaboração de questões de concursos. Por isso, domina a dinâmica por trás dos testes, não só no sentido da elaboração, mas como as respostas são analisadas. 

Confira as dicas do professor, que aposta em diferentes estratégias para estes últimos meses de estudo:

  1. Não banque o herói sozinho, busque ajuda!

“Procure participar de aulas e estudar em grupo. Isso vai expandir a percepção sobre determinadas dificuldades. Ao interagir com colegas, é possível perceber se suas dúvidas são individuais ou compartilhadas, o que ajuda a entender melhor quais são suas fragilidades e vantagens.”

  1. Jamais menospreze matemática e redação

“Essas duas áreas são cruciais para qualquer carreira.” O ENEM, lembra o professor, não diferencia se o aluno quer Medicina e, portanto, o peso de uma prova de biologia deve ser maior. “A prova é dividida em cinco áreas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação, portanto, matemática e redação respondem por 40% da nota do aluno.

  1. Redação no ENEM é uma ciência exata

“A redação é técnica e exige um entendimento preciso da estrutura. E não basta saber a técnica; é preciso aplicá-la corretamente. Use português adequado, siga uma boa estrutura, proponha uma solução para o problema apresentado e faça uma intervenção no último parágrafo. Traga referências de autores e utilize, sempre que possível,  os textos apresentados pela banca.”

  1. Cuide bem do seu corpo

“Lembre-se: seu corpo devolve maus tratos. Por isso, mantenha uma rotina saudável nesta reta final; evite exageros. Descanse, alimente-se bem e respeite os horários de sono. Tenha momentos de pausa para evitar o esgotamento.”

  1. Pratique com provas anteriores

Resolver provas antigas dá confiança e familiaridade com o estilo da prova. Além disso, ajuda a entender a diversidade de níveis de dificuldade das questões, que varia muito no caso do Enem.”

  1. A teoria de resposta ao item não combina com pegadinhas

“Questões que parecem fáceis, em geral são realmente fáceis. A teoria de resposta ao item visa testar seu conhecimento de forma direta, sem armadilhas. Se parecer simples, é porque é. Não caia na cilada de achar que pode ser uma pegadinha.”

  1. Não perca tempo

“Comece sua preparação o quanto antes. Não espere faltar apenas 100 dias para a prova para iniciar seus estudos. Cada dia de preparação conta quando o assunto é Enem. Se não começou ainda, há excelentes opções de cursos intensivos que te ajudarão a se concentrar nos tópicos mais presentes na prova do Enem.”

  1. Comece a questão pela pergunta

“A prova do Enem costuma ser composta por questões às quais o enunciado é grande e nem todas as informações serão necessárias para resolução . Por isso, comece identificando qual é a pergunta que será realizada e, só então, leia o texto da questão, pois assim você será capaz de já identificar no texto os itens que realmente serão importantes para a obtenção da resposta desejada.”

  1. Aceite o nervosismo

“Sentir nervosismo é normal. Aceite-o como parte do processo e aprenda a lidar com ele de forma positiva. Lutar contra essa tensão natural pode aumentar o seu estresse. Ao começar a fazer a prova, seu foco se canaliza para a resolução de  questões e o estresse vai diminuindo naturalmente.”

Sobre a Inspira Rede de Educadores

A Inspira Rede de Educadores está entre as maiores redes de educação básica privada do país, com mais de cem escolas distribuídas em mais de 17 estados e no Distrito Federal. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a rede busca trazer para o grupo escolas de excelência e forte reputação, mas sempre preservando os projetos pedagógicos e o legado de cada uma. Em 2023, seus alunos conquistaram 8298 medalhas olímpicas. Além disso, ao aplicar o Pisa-S (Pisa for Schools) em suas marcas para comparar o desempenho com o Pisa mundial, teve resultados similares com os dos melhores países do mundo. Todas as escolas da Inspira ficaram acima da média Brasil. No Enem, a rede conta com escolas mais bem colocadas em diversas regiões, entre elas Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, entre outras.

(Conteúdo patrocinado. Imagem: Ag. Brasil)