
Magistrado ressaltou que a saúde é um direito fundamental garantido pela Constituição e que os entes públicos devem manter em seus respectivos orçamentos previsões para fornecimento de medicamentos Garantia de direitos constitucionais.
A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Lorena, proferida pelo juiz Valdir Marins Alves, que determinou que o Estado de São Paulo forneça medicação para gestante com trombofilia até o final da gestação.
De acordo com os autos, a gestante é portadora de gene que indica trombofilia e já sofreu dois abortos espontâneos. Após consulta médica, recebeu prescrição para uso diário de medicamento que não está disponível na rede pública de saúde e não tem condições financeiras para arcar com os custos.
No acórdão, o relator do recurso, Paulo Cícero Augusto Pereira, apontou que a hipossuficiência econômica da requerente ficou demonstrada nos autos e que o remédio é registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O magistrado também ressaltou que a saúde é um direito fundamental garantido pela Constituição e que os entes públicos devem manter em seus respectivos orçamentos previsões para fornecimento de medicamentos.
“A garantia dos princípios da dignidade da pessoa humana e da preservação da saúde dos cidadãos é de responsabilidade solidária, de modo que se impõem aos entes públicos a implementação efetiva dos direitos sociais, dentre estes se incluindo a obrigação de fornecer tratamento adequado àqueles que se encontram expostos à situação de vulnerabilidade”, destacou.
Participaram do julgamento os desembargadores Camargo Pereira e Encinas Manfré. A votação foi unânime.
Apelação nº 1001406-74.2022.8.26.0323
(Fonte: Comunicação Social TJSP – AB (texto) / Banco de imagens (foto)
ANVISA APROVA MEDICAMENTO PARA RETARDAR AVANÇO DO ALZHEIMER
24 de abril de 2025RECEITAS PARA CANETAS EMAGRECEDORAS SERÃO RETIDAS NA FARMÁCIA
17 de abril de 2025VACINA CONTRA GRIPE É SEGURA E NÃO CAUSA A DOENÇA; SAIBA MAIS VERDADES
14 de abril de 2025
More News
-
ALUNO DE COTIA É PREMIADO EM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
22 de agosto de 2022 -
CORUJA-ORELHUDA RESGATADA EM ESTRADA, VOA LIVRE APÓS MESES
24 de maio de 2023 -
TRÂNSITO NA GRANJA: SETRAM PRORROGA TESTE ATÉ O DIA 31 DE MARÇO
24 de março de 2023