
Ao todo, 41 itens integram a lista de distribuição gratuita do programa, que conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país
Em 2024, o Programa Farmácia Popular do Brasil bateu a marca de quase 25 milhões de pessoas atendidas com a distribuição de medicamentos e insumos por meio de estabelecimentos credenciados.
No dia 13 de fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do programa e, agora, os 41 itens da lista ofertada são 100% gratuitos, incluindo fraldas geriátricas e o medicamento dapagliflozina , que antes eram adquiridos por meio de coparticipação. Voltado para toda a população, a retirada desses insumos é prática e rápida.
Saiba como garantir o benefício
O primeiro passo é buscar uma farmácia credenciada identificada pelo símbolo do programa ou acessar a página do Farmácia Popular no portal do Ministério da Saúde. Após se dirigir ao local, o paciente deve apresentar um documento oficial com foto, número do CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. São válidos tanto receituários do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.
Para a retirada de fraldas geriátricas, o beneficiário deve ter a partir de 60 anos ou ser pessoa com deficiência (PcD). Também é necessário apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso com a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID), em caso de PcD.
O programa permite ainda que pessoas acamadas ou impossibilitadas de irem à farmácia tenham seus medicamentos retirados por representantes legais ou procuradores. Neste caso, é preciso apresentar os documentos do paciente e de seu representante. É necessário, ainda, comprovar a representação por meio de sentença judicial, procuração ou documento comprobatório de responsabilidade quando o paciente for menor de idade.
Por fim, a distribuição de absorventes higiênicos do programa Dignidade Menstrual é feita para pessoas de 10 a 59 anos com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). É preciso se enquadrar em uma das seguintes situações:
- Ser estudante da rede pública de ensino com renda média por pessoa da família de até meio salário mínimo; ou
- Ter renda média por pessoa da família de até R$ 218; ou
- Estar em situação de rua.
Para a retirada, também é necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF, além da autorização do programa – em formato digital ou impresso -, que é gerada pelo aplicativo ou portal Meu SUS Digital . O comprovante é válido por 180 dias.
(Da redação – Fonte: Gov. Br/Saúde/Ana Freire/ Imagem: Ministério da Saúde)
DIABETES TIPO 2: RASTREAMENTO DEVE INICIAR A PARTIR DE 35 ANOS
30 de abril de 2025ANVISA APROVA MEDICAMENTO PARA RETARDAR AVANÇO DO ALZHEIMER
24 de abril de 2025RECEITAS PARA CANETAS EMAGRECEDORAS SERÃO RETIDAS NA FARMÁCIA
17 de abril de 2025
More News
-
CÂNCER: TRATAMENTOS AVANÇADOS SINALIZAM PERSPECTIVAS POSITIVAS
6 de fevereiro de 2023 -
COTIA TERÁ ENCONTRO PARA MULHERES COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO
28 de fevereiro de 2024 -
PREFEITO DE COTIA PROMULGA PROGRAMA “LAR EM PAZ”
19 de maio de 2023