FARMÁCIA POPULAR PASSA A OFERECER 95% DOS MEDICAMENTOS DE FORMA GRATUITA

0
98

Medida vai tornar gratuita retirada de remédios para colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite. Pelo menos 3 milhões de usuários terão economia de até R$ 400 ao ano

Em comemoração aos 20 anos do programa Farmácia Popular, a partir de hoje (10), o Ministério da Saúde vai passar a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população. 

Com isso, remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite poderão ser retirados de graça pela população de todo o país. A expectativa é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas e, em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano.

O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. 

Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com essa atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso a saúde para população vulnerável em todo o Brasil.

Confira a relação dos medicamentos gratuitos e os que têm abatimento no preço, acessando o link Cópia de NOVA LISTA DE MEDICAMENTOS PFPB (A4) (www.gov.br)

Acesse informações completas, endereço de farmácias e outros esclarecimentos a respeito de inscritos no CadÚnico acessando a página da Farmácia Popular: Campanha Nacional do Programa Farmácia Popular — Ministério da Saúde (www.gov.br)

(Da redação, com informações e imagem do Ministério da Saúde/Farmácia Popular)