FIGUEIRA DE 151 ANOS MOSTRA FORÇA E RESILIÊNCIA APÓS INCÊNDIOS

0
322

A gigantesca figueira-de-bengala (Ficus benghalensis), com mais de 18 metros, uma das principais atrações turísticas de Lahaina,  Mauí, no Havaí, resistiu a incêndio que devastou a região em agosto do ano passado.

 Havia muitas dúvidas se a gigantesca figueira-de-bengala (Ficus benghalensis), com mais de 18 metros, uma das principais atrações turísticas de Lahaina, resistiria ao incêndio que devastou a cidade costeira de Maui, no Havaí, em agosto do ano passado, deixando mais de 100 pessoas mortas. Apesar de ter continuado em pé, ela foi toda queimada, mas mesmo assim ainda existia esperança que a árvore de 150 anos fosse salva.

A figueira, batizada de paniana na língua havaiana, era apenas uma muda de 2,5 metros quando o então prefeito de Lahaina, William Owen Smith – natural de Kauai e procurador-geral da República do Havaí – a plantou no coração da vila. O ano era 1873. A espécie, que não é nativa do arquipélago, foi um presente da Índia.

Para trazer de volta aos moradores da cidade esse que era um de seus símbolos, arboristas utilizaram diversas técnicas, como a aeração do solo para que água, ar e nutrientes chegassem mais facilmente até suas raízes, e a manutenção da terra úmida, regando todo o entorno da figueira várias vezes por dia.

Após algum tempo, vários galhos mortos, onde não havia mais sinal de vida, foram podados. Dessa maneira, a energia da figueira iria para as partes que sobreviveram. Foram utilizados, inclusive, sensores que indicaram onde ocorria fluxos de seiva, através de seus ramos.

E todo o esforço deu resultado! A árvore sobreviveu e já está cheia de galhos novos, cheios de folhas e inclusive, frutos.

Em abril, a figueira completou 151 anos. Um aniversário pra lá de celebrado! Pouco a pouco, os moradores de Lahaina retomam suas vidas. E ter a presença dessa majestosa árvore na rua principal é mais um alento de esperança.

Estima-se que mais de 25 mil árvores foram queimadas pelo incêndio catastrófico de Maui em 2023. Mas pelo menos uma delas, a grande figueira conseguiu resistir e através de suas folhas verdes demonstra toda sua força e resiliência.

(Suzana Camargo. – 08/08/24 – conexaoplaneta.com.br – Foto de abertura: divulgação Hawai’i Department of Land and Natural Resources – Figueira totalmente queimada em 2023 – foto de Flickr Governor Josh Green, M.D.Foto 3: Vida nova despontando: pequenos frutos podem ser vistos na figueira – Foto: divulgação Hawai’i Department of Land and Natural Resources)