FILHOTES DE TUIUIÚS SÃO SALVOS DE INCÊNDIO NO PANTANAL

0
108
Filhotes com três meses de vida estavam em ninho, sem a presença dos pais, no caminho das chamas. Chamuscado o ninho,  os filhotes foram retirados – e um deles acabou quebrando uma asa. Agora estão em segurança num Centro de Reabilitação

Algumas regiões do Pantanal ainda estão sofrendo com a seca e os incêndios. Entre as mais afetadas atualmente pelo fogo está a do Morro Caracará, na Serra do Amolar, na divisa entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, uma das áreas mais isoladas e preservadas do bioma. E foi lá que equipes da Brigada Alto Pantanal, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), e brigadistas do Prevfogo/Ibama participaram do resgate de filhotes de tuiuiús no alto de uma árvore, que estava no caminho das chamas.

O ninho foi avistado inicialmente na última quinta-feira (17/10). Com o uso de drone, constatou-se que havia três filhotes ali, sem a presença dos pais. Todavia, no dia seguinte, apesar de os brigadistas terem tentado proteger a árvore da chegada do fogo, a mudança da direção do vento e a força das chamas acabou atingindo o local.

Rapidamente tomou-se a decisão da retirada dos filhotes do ninho, que já havia sido chamuscado pelas chamas. As três aves, que tem aproximadamente três meses de vida – justamente a idade em que começam a tentar voar -, foram trazidas para o chão. Uma delas teve uma fratura na asa.

Após a remoção do ninho, os tuiuiús foram levados de barco para uma região mais segura, onde médicos-veterinários fizeram um primeiro-atendimento e depois, por helicóptero, para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS).

Infelizmente, um dos três filhotes faleceu. A suspeita é que ele tenha sofrido com o estresse de todos os eventos – o fogo e a fumaça, além de todo o processo de resgate.

Agora, os dois sobreviventes seguem sendo atendidos pela equipe do CRAS. Não se sabe ainda se será possível o retorno deles à natureza ou não, contudo, o mais importante é que dois deles sobreviveram, graças à ação rápida dos brigadistas do IHP e da Prevfogo e todo o esforço dos demais envolvidos na operação de resgate.

O Instituto Homem Pantaneiro é uma organização não-governamental que atua em diversas frontes no Pantanal. Este ano, o Coronel Ângelo Rabello, diretor do IHP, foi eleito um dos cinco brasileiros que estão entre os 50 nomes selecionados por “suas contribuições especiais para a exploração, a conservação e a ciência” pelo The Explorers Club 50 (EC50), dos Estados Unidos (leia reportagem completa neste link)

Se você quiser contribuir para esse importante trabalho do IHP no Pantanal, faça sua doação aqui.

(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Foto: A mudança da direção do vento fez com que o fogo chegasse ao ninho
e decidiu-se então por uma ação rápida de resgate dos tuiuiús
– Viviane Amorim/Secom)