Força do empreendedorismo feminino é destaque em evento do Sebrae-SP em Osasco

0
75

“Todas por Elas” fez parte de uma mobilização estadual

A força e a determinação das mulheres foram celebradas durante o “Todas por Elas’, evento dedicado a empreendedoras realizado na última quinta-feira, 27, no escritório regional do Sebrae-SP em Osasco. A programação do encontro reuniu 50 empreendedoras e contou com uma série de atividades que estimularam o aprendizado, criatividade, inspiração e networking entre as participantes.

A palestra “Seja uma mulher que busca o equilíbrio como meta de vida” abordou os diversos papéis assumidos pelas mulheres na sociedade e como isso influencia seu próprio bem-estar. Também ressaltou a importância do autocuidado a fim de garantir uma melhor qualidade de vida e lidar com as adversidades. As empreendedoras também conheceram as histórias de mulheres inspiradoras como a escritora Carolina Maria de Jesus e a cantora rainha do carimbó Dona Onete.

Mariana de Souza Leite e Maria das Dores de Souza, proprietárias do Pudim Doce Poder, participaram do painel “Caso de Sucesso”, onde compartilharam suas trajetórias de determinação e coragem. Elas se conheceram em um convento em Brasília e, após passarem por situações de maus tratos, abuso psicológico e de autoridades, decidiram sair e recomeçar. Há quase dois anos em Osasco, elas empreendem na área de gastronomia com a venda de pudins artesanais.

“É sempre muito bom escutar que outras pessoas se inspiram na nossa história, esse é um dos nossos propósitos. É algo que me faz sentir acolhida aqui e é muito especial para nós estar em um lugar onde podemos transmitir um pouco da nossa história pessoal e incentivar outras pessoas”, conta Mariana.

Dez empreendedoras tiveram a oportunidade de fazer um pitch (apresentação curta) de seus negócios. Ao término do encontro, foi reservado um momento para sorteio de brindes e troca de contato entre as participantes. Oito expositoras estiveram presentes para apresentarem seus trabalhos.

“É um evento muito importante porque aproxima, conecta, inspira. Saímos daqui renovadas e com muitas possibilidades de fazer novos negócios. O que mais me chamou a atenção foi ver a coragem e a superação de algumas pessoas”, conta Shirley Damy, proprietária de uma empresa que promove passeios turísticos em São Paulo e está iniciando passeios em Osasco.

Empreendedora que trabalha com geleias e licores artesanais, Vânia Pereira, compartilha que empreender é solitário às vezes e ressaltou a importância da conexão. “Esses eventos acabam conectando a gente com outras pessoas que passam pelo mesmo processo. Ter a chance de conversar com quem entende o que estamos passamos é muito gratificante”, diz ela que destacou a história de Maria e Mariana como um dos pontos altos da programação.

“O ‘Todas Por Elas’ foi um grande sucesso em Osasco. Tivemos um dia incrível de aprendizado, inspiração e conexões com uma programação especial. A feira de expositoras trouxe visibilidade para negócios liderados por mulheres, fortalecendo ainda mais o propósito do Sebrae Delas. Foi uma edição marcante, reafirmando nosso compromisso em apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino”, comemora a gestora regional do Sebrae Delas, Camila Alice Gomes.

A ação fez parte de uma mobilização estadual do Sebrae-SP em prol do empreendedorismo feminino a fim de fortalecer, inspirar e conectar mulheres empreendedoras.

 

Prêmio Mulher de Negócios

O evento também promoveu o lançamento do edital do Prêmio Mulher de Negócios. Criado em 2004, a fim de incentivar e valorizar o empreendedorismo feminino, o prêmio já reconheceu o trabalho de mais de 200 empreendedoras. Interessadas em participar podem entrar no site para mais informações sobre a premiação que este ano conta com duas novas categorias. São elas: Pequenos Negócios (Micro e pequenas empresas que tenham faturamento anual de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões); Produtora Rural (Atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras); Microempreendedora Individual (MEI) e as novidades Ciência e Tecnologia (Desenvolvimento de novos produtos, utilizando conhecimentos científicos e técnicas avançadas ou pioneiras) e Negócios Internacionais (Empresas atuantes em mercados internacionais).

Créditos da Imagem: Ariane Gomes/Sebrae-SP