GATO COM MEDO: CONFIRA OS SINAIS DE QUE O PET ESTÁ ASSUSTADO

0
276

Confira os sinais de que seu gato está com medo e veja como pode ajuda-lo

O medo excessivo provoca efeitos adversos na qualidade de vida dos gatos. 

Geralmente, o problema acompanha muitas manifestações comportamentais, como tentativas de fuga, agressividade e necessidades fora do local correto. 

Um estudo publicado na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery 

destacou que, durante um experimento, gatos medrosos apresentaram um período 

mais longo de inatividade. Além das questões mentais, o medo pode desencadear condições físicas, como taquicardias, picos hipertensivos e problemas urinários.

Para preservar o bem-estar dos felinos, é importante que os tutores fiquem sempre em alerta aos indícios de medo nos pets. Pensando nisso, Vida de Bicho consultou especialistas para listar oito sinais. Confira!

  1. Esconder-se

    Móveis como guarda-roupas e sofás podem ser usados como abrigos pelos bichanos. Segundo Juliana Damasceno, bióloga e colunista do Vida de Bicho, é possível que esse comportamento esteja relacionado com estresse na casa, conflitos com outros animais e problemas de saúde.

    2. Pelos eriçados

    Conforme Sabina Scardua, médica-veterinária comportamentalista e também colunista do Vida de Bicho, os pelos eriçados costumam ser acompanhados por uma postura arqueada e a cauda ereta e arrepiada ou, se estiver para baixo, com um aspecto mais rígido.

    3. Sibilação 

    O ‘fuu’ é uma vocalização, semelhante a um sopro, que o gato utiliza para se afastar outro animal ou, até mesmo, uma pessoa. Esse comportamento é classificado como uma reação ameaçadora e, geralmente, o bichano também mostra os dentes. do dia, e passar a reproduzi-la somente pelas manhãs. 
  2. Paralisação/Congelamento

    Conforme Sabina, os gatos podem apresentar as seguintes reações instintivas em situações ameaçadoras: lutar, fugir, se esconder ou congelar. 
    “Essa reação é mais comum em clínicas veterinárias, pois o animal percebe que não vai dar nem para lutar, nem para fugir, mas está com muito medo. Então, ele paralisa”, explica.

(Conteúdo Vida de Bicho)