GOLPE DO CARRO ROUBADO: BANDIDOS INOVAM E USAM INTERNET

Venda de carros roubados agora é feita pela Internet; ladrões vendem tanto veículos com peças dos veículos, usando plataformas de venda de autos para isso. Atenção e cuidados redobrados são necessários para evitar o golpe.
O roubo de carros é um crime bastante comum e conhecido, por isso, os criminosos seguem inovando para conseguirem vender carros roubados e peças desses veículos. Um dos locais em que o golpe do carro roubado tem sido aplicado são as plataformas de venda de veículos usados pela internet.
Em setembro, a polícia prendeu pelo menos 12 carros clonados, que já haviam sido negociados com documentação falsa.
Os criminosos costumam adulterar os números dos chassis e as placas dos veículos para elaborar laudos falsos. De acordo com a polícia, a elaboração dos documentos falsificados é o real esquema da quadrilha.
De acordo com o Portal UOL, o esquema foi descoberto quando uma das vítimas foi a um cartório para reconhecer firma para proceder com a transferência de propriedade do bem. Os funcionários do cartório perceberam que o documento era falso e avisaram à vítima, que procurou a polícia imediatamente. O homem teve que devolver o carro e arcar com um prejuízo de R$ 95 mil.
Como se proteger: laudo atualizado é uma forma
Para evitar cair neste tipo de golpe, é importante seguir algumas orientações básicas, como não aceitar laudos realizados anteriormente.
O ideal é fazer com que o vendedor faça um novo laudo, com a presença do comprador, em uma empresa credenciada pelo Detran. Se o vendedor se negar, isso é um indício de que aquele laudo é frio.
Uma outra recomendação é para que no momento do reconhecimento de firma para transferência, as duas partes estejam presentes no cartório para a verificação das assinaturas.
O pagamento do valor do veículo só deve ser feito depois que essa etapa da negociação for formalizada, com firma reconhecida em cartório e assinatura das duas partes.
Também é importante evitar transferir o valor da compra do veículo para contas bancárias em nome de terceiros.
E, como sempre, desconfie de valores muito abaixo do mercado, principalmente de veículos que são cobiçados e com baixa quilometragem, mesmo que seja contada uma história que justificaria o baixo valor cobrado pelo carro.
FUVEST ANTECIPADA DIVULGAÇÃO DE APROVADOS DO VESTIBULAR DA USP
24 de janeiro de 2025OS MELHORES ESPECIAIS DE FIM DE ANO NA TV
19 de dezembro de 2024
More News
-
ABONO SALARIAL: CAIXA LIBERA PARA NASCIDOS EM JULHO
15 de março de 2022 -
FESTA DA AMIZADE 2024: 60 ANOS DO PEQUENO COTOLENGO EM COTIA
9 de setembro de 2024