GOVERNADOR: SEGUNDO TURNO JÁ ERA ESPERADO

0
352

ELEIÇÕES

GOVERNADOR: SEGUNDO TURNO JÁ ERA ESPERADO

Pesquisas apontavam que Haddad, o favorito, não levaria em primeiro turno – logo, isso era esperado. A surpresa, no entanto, foi o bolsonarista Tarcísio de Freitas disparar desde a primeira urna e acabar em primeiro lugar no primeiro turno. Decisão, daqui a 30 dias.

Franco favorito nas pesquisas eleitorais desde o início, Fernando Haddad (PT), apoiado por Lula,  foi surpreendido pela disparada da Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado pelo presidente Bolsonaro. Desde o início, Tarcísio saiu à frente nas urnas, mantendo-se na liderança até o final.

As expectativas, segundo os institutos de pesquisas, eram outras. Eram dadas como favas contadas o favoritismo de Haddad, que aparecia na pesquisas sempre na ponta. A dúvida sempre era quem o enfrentaria: Tarcísio, dos Republicanos, ou Rodrigo Garcia, do PSDB, atual governador.

Na reta final, Rodrigo Garcia não conseguia decolar e Tarcísio aproximou-se do líder. E, no dia das eleições, a disparada do candidato de Bolsonaro manteve-se até o final, deixando Haddad em segundo lugar.

Com 100% das urnas apuradas, Tarcísio obteve 9.881.786 (42,32%) dos votos e Haddad, 8.336.805 (35,70%) dos votos. Já Rodrigo Garcia (PSDB) obteve 4.296.174 votos (18,40%, amargando um terceiro lugar que o PSDB não conhecia mais há 28 anos e seis governadores diferentes.

Assim, a exemplo das eleições nacionais, a de governador do estado de São Paulo também vai para segundo turno, dia 30 de outubro, com a disputa entre Haddad (vinculado a Lula) e Tarcísio, este fortalecido pelo grande número de parlamentares bolsonaristas eleitos com grande votação.

Haddad, por sua vez, já se mostrou disposto a conversar com Rodrigo Garcia, para um eventual apoio no segundo turno. A conferir.

RESULTADOS PARA GOVERNADOR

1º. – Tarcísio de Freitas –  (Republicanos) – 42,32% – Votos: 9.881.786

 

2º. – Fernando Haddad 9 PT) – 35,70% – Votação: 8.336.805 

FONTE: TSE