GOVERNO FEDERAL PROÍBE USO DE ANIMAIS EM TESTES DE COSMÉTICOS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Proibição de animais em testes para cosméticos e produtos de higiene pessoal ganhou força a partir do caso do Instituto Royal, em Cotia, em 2013, quando ativistas retiraram do laboratório 173 cães e sete coelhos usados para pesquisa, com a alegação de maus-tratos.
Antes tarde do que nunca.
A partir de agora, animais vertebrados, como cachorros, ratos e coelhos, não poderão mais ser usados em pesquisa científica nem no desenvolvimento e controle de qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
A resolução foi publicada na edição de ontem, (01/03) ,do Diário Oficial da União e já está em vigor.
A medida vale para ingredientes e compostos que já possuam segurança e eficácia comprovadas cientificamente. A nova regra não atinge estudos de medicamentos e vacina.
A resolução tinha sido aprovada em dezembro de 2022 pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é evitar que os animais sejam submetidos a experimentos cruéis sem necessidade.
Existem métodos alternativos bem conhecidos como o uso de cultura em células e tecidos e órgãos em chip. Há anos, União Europeia, Israel, Índia, Coreia do Sul e Nova Zelândia proibiram essa prática.
No Brasil, a proibição do uso de animais em testes ganhou destaque após o caso do Instituto Royal, em Cotia, na grande São Paulo, em 2013. Na época, ativistas retiraram do laboratório 173 cães e sete coelhos usados para pesquisa, com a alegação de maus-tratos. O instituto fechou as portas.
(Conexão Planeta – 1 de março de 2023 – Sabrina Pires)
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
MORTE DO CÃO JOCA: PROCESSO É ARQUIVADO PELA JUSTIÇA
21 de outubro de 2024 -
SYONET ANUNCIA MAIS DE 100 NOVAS VAGAS
15 de janeiro de 2025 -
ALUNO COM TEA TERÁ ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO, DIZ LEI
10 de outubro de 2023