MENGELE E SEU REFÚGIO NO BRASIL
A história de um dos nazistas mais procurados do mundo que se escondeu no Brasil, onde uma rede de amigos o protegeu até a morte, em Bertioga
Baviera tropical (Todavia, 384 pp, R$ 89,90), da jornalista Betina Anton, conta a história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase 20 anos no Brasil sem nunca ser pego.
A partir de sua experiência pessoal, Betina faz um minucioso trabalho de recuperação de memórias e de testemunhos, com entrevistas inéditas e propondo versões dos fatos até então desconhecidas.
Ao reunir pontos de vista que vão desde um comandante do Mossad a pessoas que conviveram com Mengele no Brasil, a jornalista cria um quadro sobre a vida e a morte do nazista em nosso país. Analisando a sociabilidade de Mengele, Betina Anton apresenta a pergunta que permeia a obra: “Como isso foi possível?”.
Como foi possível que um dos nazistas mais procurados do mundo tenha vivido sem ser perturbado por tantos anos no país e tenha sido julgado apenas pelas águas do mar de Bertioga?
Esse questionamento fundamental é também um desafio e uma contribuição.
A partir dele, a autora ajuda a pensar o Brasil e a entender não apenas Mengele, mas também os destinos e as estradas que temos escolhido para nós mesmos.
(Da redação, com conteúdo de publishnews.com.br. Imagem: divulgação)