“METRÔ DE COTIA”: SAIBA TUDO SOBRE O QUE ESTÁ ROLANDO

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CPTM não sabe se o futuro metrô que ligará Cotia à Capital terá modal com trechos subterrâneos, elevados ou na superfície; a Linha 22 surgiu como monotrilho e depois pensado como metrô subterrâneo. Na verdade, o edital permite qualquer sistema nos trechos da linha – e nem até onde, efetivamente, irá o ramal Cotia em S. Paulo foi definido.

Está marcada para hoje, 4 de janeiro, às 10 horas, a divulgação das notas técnicas da licitação do anteprojeto de engenharia e arquitetura e estudos ambientais da Linha 22-Marrom, que ligará Cotia ao bairro de Sumaré, na capital. 

No mesmo ato, também haverá a divulgação das propostas comerciais. O vencedor será apontado por uma combinação entre técnica e valor comercial.

Dos quatro consórcios que estiveram presentes na sessão pública realizada em 17 de novembro, um deles, o STEMM-Linha 22, foi desclassificado por não apresentar profissionais que atendam aos critérios de formação e experiência.

Com a desclassificação, continuam no páreo os consórcios  Systra Prime L22 (Systra e Prime ), GPO–Geocompany–Tetra–JGP (Gpo Sistran, Geocompany, Tetraarqui e JGP) e Linha 22 Marrom–Nempi (Nova Engevix , Maubertec, Pólux e Intertechne).

LINHA 22 – MARROM

A Linha 22-Marrom tem um traçado provisório de 29 km e 19 estações, ligando o centro do município de Cotia à estação Sumaré, da Linha 2-Verde. A demanda esperada é de 649 mil passageiros por dia e a operação deverá contar com 29 trens.

Mas, embora a CPTM informe que o metrô irá até o centro de Cotia, o traçado apresentado na matéria do release da CPTM é confuso. A empresa afirma que o traçado deverá mudar à medida que o anteprojeto for executado.

Um fato inédito: a licitação está sendo feita sem definir o tipo de traçado da linha (subterrâneo, superfície ou elevado) nem o padrão de modal (um ou dois?).

Ao mesmo tempo em que faz concorrência para definir técnica, preço, traçado, prazos (cujo anúncio será feito hoje), o Metrô também realizou, em dezembro, outra sessão de entrega de propostas, da mesma linha 22, envolvendo as investigações geotécnicas e sondagens, além do cadastramento de redes de utilidades públicas. Esse levantamento será usado pela empresa que executará o anteprojeto e estudo ambiental.

ESTUDOS MOSTRA PONTOS RELEVANTES

Em 5 de setembro de 2022, o articulista Ricardo Meier, do CPTM, publicou matéria em Entenda os próximos passos do projeto da Linha 22-Marrom, do Metrô – Metrô CPTM (metrocptm.com.br) e, nele, faz considerações importantes a respeito do Metrô de Cotia.

Segundo ele, pouco foi revelado pelo Metrô até então até 5 de setembro de 2022, mas, nesse dia, a CPTM publicou parte dos documentos do edital, trazendo detalhes importantes do ramal, que terá 29 quilômetros e 19 estações.

O articulista analisou o termo de referência de licitação e anotou os pontos mais relevantes. Confira (a transcrição é integral):

Modal e método de implantação ainda em aberto

Ao contrário do que se imaginava, o Metrô não determinou o que o anteprojeto estude apenas a opção subterrânea, mais provável. Na verdade, a empresa a ser contratada terá liberdade de apresentar vários tipos de modais, com trechos subterrâneos, elevados ou na superfície. A escolha, é claro, será feita pelo Metrô, baseado nos dados a serem fornecidos.

Vale lembrar que a Linha 22 surgiu como um monotrilho e depois foi pensada como um metrô tradicional, subterrâneo. O edital permite inclusive que os trechos do ramal sejam implantados por sistemas diferentes, algo que já havia sido sugerido anteriormente.

Fase prioritária até Granja Viana

Como é comum em linhas metroviárias extensas como essa, a implantação será dividida em duas fases, com prioridade para o trecho entre a estação Sumaré e a estação Granja Viana, perfazendo 13 paradas. A segunda fase acrescentará seis estações até o terminal de ônibus de Cotia. Apesar disso, o Metrô estabeleceu que exista um plano de atendimento via ônibus para a segunda fase na estação Granja Julieta, a fim de oferecer o serviço a mais pessoas enquanto ela não está pronta.

Mudanças desde o Projeto Funcional

A Linha 22 já foi objeto de um projeto funcional realizado anteriormente e que apontou um traçado que terminaria na estação Rebouças, da Linha 20-Rosa. No entanto, com a eliminação dessa parada por conta da proposta de retirar o ramal de parte do eixo da Faria Lima, a Linha 22 seguirá até a futura estação Teodoro Sampaio e depois até Sumaré, onde está a Linha 2-Verde.

Outra razão para repensá-la foi a “ocupação de parte dos terrenos destinados ao Pátio de Manutenção e Estacionamento por edifícios residenciais e um assentamento informal (favela), assim como a consolidação de novos empreendimentos imobiliários, com destaque para a Reserva Raposo, um bairro completo que está sendo implantado na Rodovia Raposo Tavares, próximo ao Rodoanel Mário Covas, entre as futuras estações Cohab Raposo Tavares e Jardim Boa Vista, com capacidade para 60 mil moradores, podendo ensejar o reposicionamento destas”, diz o documento.

Nas bordas de Osasco

A mudança do trajeto para atender a Osasco foi mais discreto do que o imaginado. O município já tinha uma estação prevista, Santa Maria, e agora contará com uma segunda, Victor Civita, mas que fica perto da divisa com a capital. Com isso, a estação Cohab Raposo Tavares acabou retirada dos planos.

Estação Monte Belo

Possível conexão com a Linha “Arco Oeste-Sul” da CPTM, a estação Monte Belo ficará localizada próxima à Rodovia Raposo Tavares, que antes teria um terminal de ônibus associado a ela.

Estação Universidade de São Paulo

Uma das grandes mudanças no traçado da Linha 22-Marrom foi levá-la mais ao norte, para atender a região do Rio Pequeno e a Universidade de São Paulo. Com isso, as estações Educandário Estér, Jardim Buonfiglioli, Vila Indiana e Corifeu foram suprimidas.

Em seu lugar passamos a ter Jardim Esmeralda, Rio Pequeno, Universidade São Paulo e Vital Brasil, esta no lugar da conexão com a Linha 4-Amarela em Butantã. No caso da parada em USP, aparentemente localizada próxima à Praça do Relógio, será preciso realizar negociações com a reitoria da universidade para definir o posicionamento da estação. O Metrô admite inclusive que esse novo trecho possa ser implantado em via elevada.

Alívio para a Rodovia Raposo Tavares

Uma das premissas originais permanece, a de aliviar o tráfego da Rodovia Raposo Tavares, mas o Metrô considera que a Linha 22 tem potencial de melhorar a ligação da região Oeste com locais de grande oferta de emprego como a Avenida Faria Lima, Pinheiros ou o eixo da Linha 2-Verde. De quebra, as conexões em Hebraica-Rebouças e Faria Lima podem aliviar o fluxo nas linhas 9-Esmeralda e 4-Amarela, nesse caso na estação Pinheiros.

Maior demanda entre Granja Viana e o distrito de Pinheiros

Segundo o Metrô, o carregamento máximo será de 36 mil passageiros por hora no sentido mais carregado e de cerca de 13 mil passageiros por hora, no menor. “A maior parte da demanda desta linha concentra-se no trecho entre região de Granja Viana e o distrito de Pinheiros, razão pela qual, nesta etapa de projeto, ter sido indicada como Fase I de implantação”, explicou a companhia.

Fase II podem tornar-se novo modal

O Metrô incluiu as seis estações da Linha 22 como integradas ao projeto, mas é possível que o trecho acabe sendo feito por um outro projeto, talvez de menor capacidade, inclusive VLT. Segundo a companhia, “as estações da Fase II estarão ainda sujeitas consolidação modal e tecnológica para viabilizar seu posicionamento”.

Até o Terminal Metropolitano de Cotia

As estações terminais do novo ramal aparentemente estão definidas. Se de um lado teremos a Linha 22-Marrom começando em Sumaré, o final deverá ser uma estação ao lado do Terminal Metropolitano de Cotia.

Entrega dos projetos até 2026

A licitação do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom terá a sessão de recebimento de propostas a ser realizada em 17 de novembro, caso não haja algum adiamento, o que é comum em concorrências complexas como essa. O prazo de entrega dos estudos é de 35 meses, o que sugere que o Metrô terá acesso completo a toda documentação até 2026. Certamente os pontos mais importantes serão compartilhados com a empresa durante esse período, mas é sensato esperar que o empreendimento só comece a ser construído no final desta década.

(Com conteúdo de CPTM – Ricardo Meier e sites)

O anunciado traçado do Metrô até Cotia