METRÔ EM COTIA: DEFINIDO O VENCEDOR DO ANTEPROJETO

0
632

Metrô seleciona empresa que fará anteprojeto da linha que ligará Cotia a São Paulo; Consórcio Systra Prime vence licitação da Linha 22-Marrom com proposta de R$ 8 milhões e melhor nota técnica. Previsão é que Linha 22 se interligue com Linha 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, Linha 4-Amarela em Faria Lima, Linha 20-Rosa em Teodoro Sampaio, terminando seu trajeto na estação Sumaré, onde funciona a Linha 2-Verde.

Metrô de São Paulo apontou nesta quarta-feira (4/1) o consórcio vencedor da licitação de anteprojeto de engenharia e estudos ambientais da Linha 22-Marrom, que ligará Cotia ao bairro de Sumaré, na capital paulista.

A empresa com a melhor pontuação na análise comercial e técnica foi o Consórcio Systra Prime, formado pela Systra Engenharia e Prime Engenharia e Comércio. As duas não só obtiveram a melhor nota técnica, com 395 pontos, como também propuseram o menor valor pelo serviço – R$ 7.997.043,73.

Na soma da pontuação dos dois quesitos, o Systra Prime obteve 895 pontos enquanto o Consórcio GPO-Geocompany-Tetra-JGP marcou 762,01 pontos e o Linha 22-Marrom-NEMPI, 561,51 pontos.

O grupo vencedor até até a segunda-feira, 9 de janeiro, para apresentar a planilha de preços e serviços, além de outros documentos para que o Metrô possa verificar sua validade. O resultado da análise será publicado posteriormente no site de licitações da companhia.

Veja as notas e preços da concorrência

Consórcio Pontuação técnica Pontuação comercial Pontuação final Valor proposta
Systra Prime L22 (Systra e Prime ) 395 500 895 R$ 7.997.043,73
GPO-Geocompany-Tetra-JGP (Gpo Sistran, Geocompany, Tetraarqui e JGP) 370 392,01 762,01 R$ 10.200.000,00
Linha 22 Marrom-Nempi (Nova Engevix , Maubertec, Pólux e Intertechne) 332,5 229,01 561,51 R$ 17.459.379,49

Modal ainda não definido

A Linha 22-Marrom foi um dos novos projetos que o Metrô lançou no segundo semestre de 2022, semanas antes das eleições para o governo do estado. O ramal já consta de estudos da companhia há tempos, mas está longe de ser prioritário. Tanto assim, que não há ainda um modal definido. O consórcio que assinar contrato para a licitação de anteprojeto avaliará de trens convencionais a monotrilhos e vias subterrâneas, na superfície ou elevadas.

Outro aspecto a ser pesado é se a Linha 22 terá dois tipos de modal, um entre Granja Viana e Sumaré, e outro até Cotia, onde a demanda é menor. 

A Linha 22 pretende desafogar o trânsito na Rodovia Raposo Tavares, atender a região sul de Osasco, o bairro de Rio Pequeno e a USP. 

Ela deverá se conectar com a Linha 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, Linha 4-Amarela em Faria Lima, Linha 20-Rosa em Teodoro Sampaio, terminando seu trajeto na estação Sumaré, onde funciona a Linha 2-Verde.

Traçado da Linha 22-Marrom