
Vários serviços acessíveis pelo aplicativo “Meu INSS” foram unificados num só espaço; funções foram redesenhadas, para facilitar a identificação e acesso, mas serviço de busca ainda tem falhas.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou o funcionamento do aplicativo e do site Meu INSS, com a reorganização de alguns serviços já oferecidos.
Atualizações cadastrais, por exemplo, que antes eram realizadas em espaços diferentes do site, foram unificadas em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independentemente de o segurado receber um benefício ou não.
Segundo o instituto, funções já existentes foram redesenhadas para facilitar identificação e acesso dos usuários. Porém, a busca por serviços ainda não foi atualizada e o segurado pode encontrar falhas ao tentar acessá-la.
VEJA SERVIÇOS QUE FORAM UNIFICADOS NO MEU INSS
Atualizar cadastro e/ou benefício:
– permite atualizar dados cadastrais que faltam ou estão inconsistentes no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e/ou no benefício e atualizar tipo e código de atividade realizada.
Atualizar procurador e representante legal:
– para incluir, excluir ou renovar procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.
Atualizar dados do Imposto de Renda:
– permite pedir a retificação de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS para declaração anual do IR (Imposto de Renda), incluir e excluir dependentes para dedução do IR no benefício e atualizar o tipo de tributação para “exterior” em caso de saída definitiva do país.
– Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial:
pode ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da consignação de empréstimo consignado.
Solicitar emissão de pagamento não recebido:
– para casos de emissão de valores não recebidos pelo beneficiário e reativação do benefício suspenso ou cessado.
– Solicitar desistência, encerramento e renúncia de benefício:
– utilizado para desistência ou cancelamento de benefício, encerramento em caso de óbito do titular ou encerramento de pensão por morte ou auxílio-reclusão.
SISTEMA PASSA POR AJUSTES
O INSS informou que a barra de busca ainda está sendo atualizada e os segurados podem clicar em “Novo Pedido” na lista de serviços e buscar pela opção desejada.
Ao tentar acessar os serviços antigos ainda não substituídos na barra de busca, opções como “Atualização de dados cadastrais” direcionam o usuário à página inicial ou levam a tela a ficar em branco, impedindo o acesso. Em alguns casos, apareceu o aviso “Erro ao tentar se comunicar com os serviços de requerimento”.
RECEITA FEDERAL AMPLIA ITENS COM CÓDIGOS PRÓPRIOS
31 de março de 2025CDHU PRORROGA CAMPANHA DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS ATÉ 31 DE MAIO
31 de março de 2025
More News
-
PETS: Calor intenso demanda cuidados especiais com animais de estimação
2 de fevereiro de 2023 -
DICAS PARA DECLARAÇÃO DE BENS IMÓVEIS NO IMPOSTO DE RENDA
8 de maio de 2023 -
ISENÇÃO DO IR ATÉ R$ 5 MIL DEVE IMPACTAR 70% DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
19 de dezembro de 2024